Publicação de Recursos

Colóquio e Ação de Formação abrem Dia Paralímpico Castelo Branco 2019

17 Maio 2019



Compartilhar
Tweet


O Dia Paralímpico Castelo Branco 2019 iniciou-se hoje, 16 de maio, com duas iniciativas complementares de caráter formativo. No período da manhã o auditório da Biblioteca Municipal acolheu o Colóquio “Movimento Paralímpico” com as presenças do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, José Augusto Alves, do Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço, do Coordenador do Projeto Dia Paralímpico, Francisco Teófilo, e da Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Especiais do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Helena Mesquita, na sessão de abertura. Após os discursos iniciais, o painel de debate composto pelo maratonista paralímpico, Gabriel Machi, o seu treinador, Martim Nunes, e o Vice-Presidente da Associação de Basquetebol Albicastrense, Tiago Machado, deixaram os seus testemunhos e responderam às perguntas de uma plateia composta por cerca de 60 estudantes do Instituto Politécnico da cidade.

No período da tarde realizou-se uma ação de formação no Pavilhão Municipal com as modalidades paralímpicas de Atletismo, Boccia, Judo e Ténis em Cadeira de Rodas também destinada a estudantes do concelho do ramo desportivo que tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos fundamentais para o exercício da sua atividades profissional futura.

O Dia Paralímpico Castelo Branco 2019 tem a sua atividade principal amanhã, 17 de maio, na Devesa com a experimentação gratuita de 12 modalidades paralímpicas. Andebol em Cadeira de Rodas, Atletismo, Badminton, Basquetebol em Cadeira de Rodas, Boccia, Ciclismo, Curling, Judo, Ténis de Mesa, Ténis em Cadeira de Rodas, Tiro e Tiro com Arco são os desportos presentes e abertos à experimentação de todas as pessoas, com ou sem deficiência, sob a orientação de técnicos especializados. Os atletas paralímpicos Carla Oliveira do Boccia e Mário Trindade do Atletismo vão estar envolvidos nas atividades, para além de Pedro Herdeiro do Snowboard. O evento conta ainda na sua cerimónia de abertura com as intervenções do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia, o Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço, o Presidente do Instituto Português da Juventude e Desporto, Vítor Pataco, e o Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, Humberto Santos.



Voltar