Publicação de Recursos

CPP reúne com o Primeiro-Ministro sobre medidas de confinamento

29 Abril 2020



Compartilhar
Tweet


O Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço, reuniu com o Primeiro-Ministro, António Costa, em São Bento, para apresentar as preocupações do desporto paralímpico no que diz respeito à retoma da atividade desportiva salvaguardando as condições de segurança e higiene que visem proteger a saúde dos agentes desportivos envolvidos na dimensão paralímpica.

Nesta reunião José Manuel Lourenço apresentou a posição do CPP quanto à necessidade de serem acauteladas medidas especiais considerando as especificidades do desporto paralímpico e os riscos associados ao facto de muitos dos atletas desta dimensão estarem inseridos em grupos de risco. O Presidente do CPP apresentou como exemplo desta realidade os atletas cegos que têm a necessidade de tocar, de forma constante, em objetos e superfícies potencialmente contaminadas.

Neste encontro foi ainda abordada a necessidade de serem acauteladas medidas preventivas para o transporte dos atletas, assim como serem asseguradas as melhores condições de segurança para os Guias e TADs.

José Manuel Lourenço acredita ser ainda fundamental assegurar a viabilidade económica das entidades desportivas, em particular dos clubes responsáveis pelo desenvolvimento desportivo, assim como garantir os postos de trabalho no sector.

Considerando o impacto que a pandemia de COVID-19 está a ter na economia, o Presidente do CPP considera oportuna a revisão das regras de distribuição das receitas dos jogos sociais e apostas desportivas para que através da redistribuição criteriosa do valor disponível seja possível fazer mais e melhor no universo desportivo.

O CPP reiterou total disponibilidade e interesse em ser um parceiro ativo nos aspetos que o Governo julgar serem relevantes para o combate à epidemia, assim como nos temas referentes à politica desportiva.

Também participaram nesta reunião o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, e o Secretário de Estado da Saúde, António Sales, assim como os Presidentes do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino e da Confederação do Desporto de Portugal, Carlos Paula Cardoso.

Fotografia: @COP

 



Voltar