Publicação de Recursos

Bolsas de Educação JSC atribuídas a 13 atletas paralímpicos e surdolímpicos

17 Dezembro 2020



Compartilhar
Tweet


Os Jogos Santa Casa, em parceria com o Comité Olímpico de Portugal e o Comité Paralímpico de Portugal, voltam este ano a atribuir mais 54 bolsas de bolsas de educação para atletas em preparação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, Esperanças Olímpicas, Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 e Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021. Ao todo, são mais de 147 mil euros que permitirão aos atletas conciliar com maior facilidade a atividade académica e a carreira desportiva, de modo a evitar o abandono prematuro do desporto de alto rendimento ou a desistência precoce dos estudos.

Do total absoluto de 54 bolsas deste ano letivo, 13 foram atribuídas a atletas das dimensões paralímpica e surdolímpica integrados nos Programas de Preparação Paralímpica, Surdolímpica e Esperanças Paralímpicas e distribuídos por quatro modalidades distintas (atletismo, natação, goalball e ciclismo). Carina Paim, Carlos Freitas, David Grachat, Diogo Cancela, Fábio Oliveira, João Macedo, Miguel Cruz, Miguel Monteiro, Renata Pinto, Susana Veiga, Telmo Pinão, Tiago Neves, Tomás Delfim foram os atletas que cumpriram os requisitos estipulados no regulamento e, por esse motivo, merecedores das respetivas bolsas. 

Nesta 8ª edição do Programa de Bolsas de Educação Jogos Santa Casa a maioria dos bolseiros está inscrita em licenciaturas e mestrados, tendo-se mantido a hipótese de os candidatos poderem optar por um regime de estudo parcial, existindo, por isso, dois tipos de bolsa: uma de 3.000 euros, para quem mantém os estudos a tempo inteiro, e outra de 1.500 euros, para quem opta pelo regime de estudo parcial.

Uma das novidades deste ano prende-se com a alteração do Regulamento do Comité Olímpico de Portugal para atribuição das Bolsas de Educação, por modo a permitir maior acesso de atletas que estejam integrados no Projeto de Esperanças Olímpicas. Os atletas dos Projetos Esperanças Olímpicas, Paralímpicas e Surdolímpicas são jovens que estão numa fase inicial da sua carreira desportiva e para os quais o apoio financeiro pode ser um fator decisivo para o não abandono da carreira desportiva ou dos estudos.

O Programa de Bolsas de Educação Jogos Santa Casa tem contribuído, ao longo dos anos, para que muitos jovens atletas olímpicos, paralímpicos e surdolímpicos consigam conciliar os estudos académicos com o desporto de alta competição. Nestas oito edições já foram atribuídas 325 bolsas, no valor total de quase um milhão de euros, tendo sido abrangidos 181 atletas.

As Bolsas de Educação Jogos Santa Casa têm nesta edição de 2020/21 uma página oficial onde é possível conhecer os atletas laureados e visualizar as mensagens em vídeo do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, do Presidente do Comité Olímpico de Portugal e do Presidente do Comité Paralímpico de Portugal. A página já se encontra em funcionamento e disponível para consulta no endereço: https://bolsasdeeducacao.jogossantacasa.pt/.



Voltar