Publicação de Recursos

A chegada à Aldeia Paralímpica

21 Agosto 2021



Compartilhar
Tweet


Foi no dia 22 de agosto que a grande maioria dos elementos da Missão Portuguesa aos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 chegou à Aldeia Paralímpica, situada na zona da baía de Tóquio. Depois de cerca de hora e meia de viagem de autocarro desde o centro de estágio de Fujisawa, foi grande a azáfama na chegada ao local onde todos vão ficar hospedados até ao regresso a Portugal. Entre o controlo das inúmeras bagagens - operado pelos colaboradores de Tóquio 2020 - e a verificação de temperatura, higienização das mãos e confirmação dos dados pessoais de cada um, o momento da receção da acreditação para os Jogos, plastificada a quente naquele instante, ficará guardado na memória de cada atleta; afinal, é aquele o passaporte de cada um para o palco dos seus sonhos. 

O trajeto para a zona residencial podia ser feito por autocarro, mas é claro que todos preferiram ir a pé. Havia tanto para descobrir! Os olhos de seguida fixaram-se na zona internacional, toda feita em madeira reutilizável, e 500m após mais um posto de controlo foi possível vislumbrar o edifício 4 onde toda a delegação portuguesa se instalou nos pisos 2 e 3. Ainda cá fora houve tempo para mais umas fotografias das enormes bandeiras nacionais fixadas nas varandas e na chegada aos quartos aquilo que parecia um mito revelou-se mesmo verdade: as camas são realmente feitas de cartão. 

Ainda antes do jantar todos tiveram que entregar a primera amostra de saliva na aldeia, a metodologia de testagem covid-19 utilizada no Japão, e para o reencontro com os atletas da Natação que já se encontravam por estas paragens desde dia 19 de agosto. Iniciava-se então a rotina de treinos e descanso até ao dia em que cada um entrará em ação no maior palco mundial do desporto para pessoas com deficiência. Apenas a canoagem e o badminton ainda estão nos respetivos centros de estágios, para além do ciclismo que ficará pelas paragens de Izu e Fuji. Os Jogos Paralímpicos começam a 24 de agosto com a cerimónia de abertura às 20:00 horas locais, 12:00 em Portugal. 

...

Declarações de Carina Paim, 21 de Agosto: 

A Chegada à Aldeia Paralímpica



Voltar