Publicação de Recursos

Três diplomas e um recorde nacional no quarto dia de competição

28 Agosto 2021



Compartilhar
Tweet


A natação foi o grande destaque português no dia de hoje, 28 de agosto, nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020. Marco Meneses, Diogo Cancela e Ivo Rocha asseguraram três diplomas paralímpicos para Portugal e elevaram para cinco o número total destas distinções conquistadas até agora pela Missão Portuguesa em Tóquio 2020. 

Marco Meneses trouxe a primeira boa notícia do dia com o 8.º lugar nos 100m costas S11 e o tempo de 1:12.68 minutos, depois de ter superado as eliminatórias da manhã com o 5.º melhor tempo. Diogo Cancela bateu o recorde nacional dos 200m estilos SM8 logo nas eliminatórias com a marca de 2:30.08 minutos naquele que foi o quinto recorde nacional alcançado pela delegação nacional na competição e na final posicionou-se igualmente no 8.º lugar com 2:33.36 minutos. Ivo Rocha fechou o dia no Centro Aquático de Tóquio com a conquista do terceiro diploma português da jornada diária com o 8.ª lugar nos 100m bruços SB5 com 1:44.65 minutos. 

Ainda no período da manhã em Tóquio mas a alguns quilómetros de distância, no Nippon Budokan, o judoca Djibrilo Iafa (-73kg) teve a sua estreia com a bravura que o caracteriza. Após uma primeira derrota por ippon contra Giorgi Kaldani, Djibrilo foi repescado para novo combate desta feita contra Rufat Mahomedov (UCR) tendo o desfecho do combate sido o mesmo apesar da boa réplica do judoca português que terminou assim a prova em 9.º lugar.

No Centro de Ginástica Ariake o Boccia luso iniciou a sua participação em Tóquio 2020 com a fase de grupos de individuais. José Carlos Macedo, em BC3, bateu a brasileira Evani Calado por 4-3. Na mesma classe mas noutro grupo houve duelo de portugueses com Avelino Andrade a vencer Ana Sofia Costa por 6-0 e já pela hora de almoço de Tóquio, pouco depois das cinco da manhã de Lisboa, Cristina Gonçalves venceu o canadiano Danik Allard por 8-4.

No período da tarde Carla Oliveira perdeu no desempate (3-3) com Iulian Ciobanu em BC4, André Ramos foi derrotado por José Oliveira (BRA) por 6-1 em BC1, Nelson Fernandes cedeu perante Watcharaphon Vongsa (TAI) por 9-0 em BC2 e Abílio Valente não conseguiu levar a melhor sobre Takayuki Hirosi (JAP) tendo sido derrotado por 7-2 também em BC2. 

O dia de amanhã, 29 de agosto, marca a estreia do atletismo português em Tóquio 2020 com a prova de lançamento do peso F40 de Miguel Monteiro no Estádio Nacional de Tóquio a partir das 02:53, hora de Portugal. No Centro de Ginástica Ariake decorrem novas partidas dos oito atletas nacionais na competição individual a partir das 01:30, hora portuguesa. 


Voltar