Publicação de Recursos

ICSD exclui participação da Rússia e Bielorrússia nos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021

7 Março 2022



Compartilhar
Tweet


O Comité Internacional de Desportos para Surdos (ICSD) informou este sábado, 5 de maio, a exclusão dos atletas da Rússia e Bielorrússia dos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021. A Comissão Executiva do organismo máximo internacional de desporto para surdos determinou que “nenhum atleta surdo ou oficial pertencente aos membros do ICSD da Rússia e Bielorrússia poderá ser, com efeitos imediatos, convidado ou autorizado a participar nas competições internacionais do calendário ICSD até novas indicações”. 

O comunicado informa que “o ICSD encara o desporto como um instrumento que tem por missão promover a paz” e expressa a “solidariedade com a comunidade desportiva surda na Ucrânia e todas as pessoas afetadas pela guerra”. A publicação na página oficial do ICSD acrescenta ainda que “a exclusão da Rússia e Bielorrússia traz impactos económicos consideráveis à organização das Surdolimpíadas de Verão Caxias do Sul 2021” e que “o Comité Organizador decidiu cancelar o programa de Bowling, devido às necessidades técnicas estabelecidas que requerem um investimento muito elevado”. 

Os Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021 decorrem no Brasil de 1 a 15 de maio de 2022. São esperados na cidade de Caixas do Sul cerca de 4500 atletas de 100 países para competirem em 20 modalidades do calendário surdolímpico, distribuídas por 17 arenas de competição. Esta é a oitava participação portuguesa em Jogos Surdolímpicos com um total de 13 medalhas conquistadas. 


Voltar