Publicação de Recursos

Portugal com 13 atletas de seis modalidades nos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021

11 Abril 2022



Compartilhar
Tweet


A Missão Portuguesa aos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021 será constituída por 13 atletas de seis modalidades. A convocatória oficial divulgada hoje pelo Comité Paralímpico de Portugal revela que o atletismo com Francisco Laranjeira, Hemilton Costa, Ricardo Gomes e Rui Rodrigues e a natação com Diogo Neves, Miguel Cruz, Ricardo Belezas e Tiago Neves são as modalidades mais representadas, seguidas pelo ciclismo com André Soares e João Marques. As modalidades de judo, luta greco-romana e tiro fecham o elenco nacional na maior competição mundial de desporto para surdos com Joana Santos, Hugo Passos e Vyacheslav Sushchyk, respetivamente.

A oitava participação portuguesa em Jogos Surdolímpicos tem como destaque a estreia nacional na modalidade de tiro. Dos 13 atletas que compõem a Missão Portuguesa, quatro são estreantes em Jogos Surdolímpicos (Francisco Laranjeira, André Soares, Diogo Neves e Vyacheslav Sushchyk) e dois são medalhados e campeões surdolímpicos (Joana Santos e Hugo Passos). A Missão Portuguesa aos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021 é constituída por um total de 29 elementos entre atletas, treinadores, parceiros de competição, equipa médica, intérprete de língua gestual portuguesa e Chefia de Missão.

O Chefe de Missão aos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021, Pedro Costa, afirma que “os atletas estão preparados para enfrentar este grande desafio e para competir com os melhores do mundo, sempre com o orgulho e a responsabilidade que é representar Portugal”.

Os Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021 decorrem no Brasil de 1 a 15 de maio de 2022. São esperados na cidade de Caixas do Sul cerca de 4500 atletas de 100 países para competirem nas 20 modalidades do calendário surdolímpico, distribuídas por 18 arenas de competição. Esta é a oitava participação portuguesa em Jogos Surdolímpicos com um total de 13 medalhas conquistadas.

Convocatória da Missão Portuguesa aos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021:
Chefia de Missão:

Pedro Costa

Chefe de Missão

Tiago Carvalho

Diretor Executivo

Atletas da Missão:  

Francisco Laranjeira

Atletismo

Hemilton Costa

Ricardo Gomes

Rui Rodrigues

André Soares

Ciclismo

João Marques

Joana Santos

Judo

Hugo Passos

Luta Greco-Romana

Diogo Neves

Natação

Miguel Cruz

Ricardo Belezas

Tiago Neves

Vyacheslav Sushchyk

Tiro

Oficiais da Missão:

Berenice Vila

Atletismo

João Ferrão

José Marques

Ciclismo

Júlio Marcelino

Judo

Ana Catarina Agulhas

Luís Fontes

Luta Greco-Romana

Pedro Caldas

Fernando Couto

Natação

Nuno Quintanilha

Francisco Silva

Tiro

Joana Sousa

Intérprete de Língua Gestual Portuguesa

Sara Lorga

Equipa Médica

Luís Lourenço

Nuno Lourenço



Voltar