Publicação de Recursos

IMPULSO dos Jogos Santa Casa atribui 14 bolsas a atletas

21 Abril 2022



Compartilhar
Tweet


Os Jogos Santa Casa (JSC), em parceria com o Comité Olímpico de Portugal (COP) e o Comité Paralímpico de Portugal (CPP), voltam este ano a atribuir mais 50 bolsas de bolsas de educação para atletas olímpicos, paralímpicos e surdolímpicos, prosseguindo uma estratégia de apoio ao desporto nacional, a qual pretende ser, não só uma ferramenta de promoção do talento nacional desportivo, como também de integração e de coesão. 

Ao todo, são mais de 145,5 mil euros em bolsas que permitirão aos atletas conciliar com maior facilidade a atividade académica e a carreira desportiva, de modo a evitar o abandono prematuro do desporto de alto rendimento ou a desistência precoce dos estudos. No âmbito do COP, serão atribuídas 36 bolsas no valor de 106,5 mil euros, e as restantes 14, no valor de 39 mil euros, serão canalizadas através do CPP. Pela primeira vez, é atribuída uma bolsa a um atleta estudante de doutoramento, sendo que a maioria dos bolseiros deste programa de educação dos Jogos Santa Casa está inscrita em licenciaturas e mestrados.

O renovado IMPULSO - Bolsas de Educação Jogos Santa Casa atribui em 2021/2022 um total de 14 bolsas a atletas das dimensões paralímpica e surdolímpica, um número recorde de bolseiros desde o início do programa. Miguel Monteiro, Francisco Laranjeira, Ana Filipe (Atletismo), Diogo Daniel (Badminton), Telmo Pinão (Ciclismo), Fábio Oliveira, Tomás Delfim, João Macedo e João Sousa (Goalball), Susana Veiga, Diogo Cancela, Miguel Cruz e Tiago Neves (Natação) e Filipe Marques (Triatlo) foram os atletas selecionados. 

O programa IMPULSO - Bolsas de Educação Jogos Santa Casa tem contribuído, ao longo dos anos, para que muitos jovens atletas olímpicos, paralímpicos e surdolímpicos consigam conciliar os estudos académicos com o desporto de alta competição. Nestas nove edições já foram atribuídas 375 bolsas, no valor total de mais de um milhão de euros, tendo sido abrangidos 204 atletas de 22 modalidades.

Na página oficial do programa IMPULSO - Bolsas de Educação Jogos Santa Casa 2021/22 pode ser consultada a lista dos atletas laureados.

https://impulso.jogossantacasa.pt/



Voltar