Publicação de Recursos

Desporto e inclusão marcam Dia Paralímpico Municipal em Vila Franca de Xira

27 Abril 2018



Compartilhar
Tweet


O Pavilhão Municipal de Vila Franca de Xira foi palco esta sexta-feira, 27 de abril, da primeira edição do Dia Paralímpico Municipal. A iniciativa organizada pelo Comité Paralímpico de Portugal em parceria com a autarquia local contou com a participação de cerca de 100 alunos e utentes de seis escolas e instituições da região que experimentaram ao longo do dia oito modalidades de desporto adaptado (Atletismo, Basquetebol, Boccia, Orientação, Paraciclismo, Ténis, Ténis de Mesa e Tiro com Arco) com a orientação de técnicos especializados de federações e clubes.

A sessão de abertura do evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, que sublinhou “o longo trajeto de inclusão ainda por fazer em Portugal” e acrescentou que “iniciativas de sensibilização” e o “respeito pela diferença” tornam possível a criação de “condições para que todos possam praticar desporto”. Já o Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço, destacou a ambição de alcançar “mais e melhor inclusão através da experimentação desportiva na promoção de uma superior qualidade de vida” e destacou o objetivo de “em cada município tirar pelo menos uma pessoa de casa e inseri-la no contexto da prática desportiva regular”.

A sessão de encerramento dos trabalhos teve como figura de destaque a Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, que evidenciou a “enorme potencialidade do Dia Paralímpico Municipal” face à multiplicidade de municípios existentes em Portugal. Ana Sofia Antunes assegurou que o Governo está empenhado em fazer com que “haja ano após ano um maior envolvimento de pessoas no desporto adaptado” e afirmou que “desporto é inclusão, superação e autoestima, uma atividade que traz saúde e boa disposição” a todas as pessoas com ou sem deficiência.

#ParalimpicosPT



Voltar