Publicação de Recursos

Comités Paralímpicos da Rússia e Bielorrússia suspensos pelo IPC

17 Novembro 2022



Compartilhar
Tweet


A Assembleia Geral Extraordinária do Comité Paralímpico Internacional (IPC) que está a decorrer em Berlim, Alemanha, votou e deliberou esta quarta-feira, 16 de novembro, pela suspensão com efeitos imediatos dos Comités Paralímpicos Nacionais da Rússia e da Bielorrússia.

A decisão dos membros do IPC de suspender os Comités Paralímpicos Nacionais da Rússia e da Bielorrússia justifica-se pela sua incapacidade em cumprir as obrigações previstas na Constituição do IPC. Neste conjunto de obrigações inclui-se a obrigatoriedade de “garantir que, no desporto paralímpico e dentro do Movimento Paralímpico, o espírito de fair play prevaleça, a segurança e a saúde dos atletas sejam protegidas e os princípios éticos fundamentais sejam respeitados”, assim como “não fazer nada (por ato ou omissão) que seja contrário ao propósito ou objetivos do IPC e/ou que arrisque trazer descrédito ao IPC, ao Movimento Paralímpico ou ao desporto paralímpico”.

Andrew Parsons, presidente do IPC, disse: “Como uma organização democrática baseada em membros, era importante permitir que a Assembleia Geral, como órgão supremo do IPC, tomasse uma decisão sobre este importante assunto. Como presidente do IPC, quero que vivamos num mundo onde o desporto une o mundo em uma competição pacífica, permitindo que os atletas compitam contra seus rivais com o melhor de suas habilidades num ambiente seguro e protegido”. 

Devido à sua suspensão, os Comité Paralímpicos da Rússia e da Bielorrússia perdem todos os direitos e privilégios de membros do IPC, de acordo com a Constituição do organismo máximo do desporto paralímpico mundial. 



Voltar