Publicação de Recursos

Carreiras duais cada vez mais uma realidade

2 Janeiro 2019



Compartilhar
Tweet


Foi em 2016 que nasceu um projeto que viria a revolucionar o ensino em Portugal. O projeto UAARE – Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola – lançado em Montemor, quando nasceu o Centro de Alto Rendimento, é hoje reconhecido pela UNESCO por representar uma das melhores práticas de ensino móvel a nível mundial. As escolas UAARE estão divididas em três níveis, sendo eles: a rede nacional, as escolas projeto-piloto e as escolas associadas.

Atualmente implementado em dezasseis escolas de nove distritos, teve o seu ponto alto quando vários atletas usufruíram deste quando competiam nos Jogos Olímpicos da Juventude. Abrangendo mais de trezentos e sessenta atletas de trinta e nove modalidades, este projeto promove a adaptação de horários de aulas em função dos treinos, assim como o ensino à distancia quando se encontram em competição.

Vitor Pardal, Coordenador das UAARE, refere existirem estudos internacionais que mostram que “entre os 10 e os 17 anos cerca de 30% de alunos-atletas abandonam” o desporto em detrimento da escola.

Os alunos integrados no projeto UAARE têm um professor–acompanhante, uma sala de estudo e um psicólogo escolar. O sistema de ensino é adaptado em função do calendário desporto do aluno-atleta sendo disponibilizadas várias ferramentas digitais e de apoio instantâneo aos alunos ausentes por motivos desportivos.

Em entrevista à Agência Lusa Tiago Brandão Rodrigues, Ministro da Educação, mostrou-se entusiasmado com os contornos deste projeto sublinhando que acredita que “daqui a uns anos vamos ver muitos ex-alunos das UAARE em Jogos Olímpicos e Paralímpicos.”

Sabe mais sobre este projeto aqui: https://bit.ly/2SyMUd4 



Voltar