Preparação Surdolímpica 2025

O Programa de Preparação Surdolímpica surgiu com vista aos Jogos Surdolímpicos de 2025. Este pretende planear, gerir, acompanhar e avaliar o processo de preparação para a participação em Jogos Surdolímpicos, criando ininterruptamente as condições mais favoráveis para a preparação dos praticantes desportivos ou seleções nacionais que reúnam condições para atingirem resultados de excelência naqueles Jogos.

O Programa de Preparação Surdolímpica inclui o Projeto de Preparação Surdolímpica 2025, a Organização da Missão aos Jogos Surdolímpicos e o Projeto Esperanças e Talentos Surdolímpicos.

O Projeto Esperanças e Talentos Surdolímpicos visa o apoio à integração de novos praticantes no PPS, tendo por objetivo a captação de jovens promessas do desporto surdolímpico que evidenciem potencialidades para virem a integrar delegações a Jogos Surdolímpicos.”

 

Regulamento do Programa de Preparação Surdolímpica

Os praticantes integrados no Programa de Preparação Surdolímpica estão abrangidos por um Regulamento, através do qual:

- Usufruem do estatuto inerente ao regime de alto rendimento;

- Recebem apoio financeiro para a preparação e atividade desportiva;

- Beneficiam da atribuição de bolsas mensais (bem como os treinadores), com valores de dois níveis diferentes definidos em função do nível de resultados desportivos obtidos.

 

São objetivos do Programa de Preparação Surdolímpica:

- Planear, gerir, acompanhar e avaliar o processo de preparação para a participação em Jogos Surdolímpicos, assegurando a otimização das condições de preparação dos praticantes ou seleções que apresentam expectativas de atingir resultados de excelência nos Jogos Surdolímpicos 2025;

- Assegurar as adequadas condições de preparação aos praticantes, equipas ou seleções nacionais identificados como “esperanças e talentos paralímpicos”;

- Executar e monitorizar o plano de preparação com base em objetivos definidos pelo CPP e Federações Desportivas, sendo estes objetivos gerais e por praticante/seleção revistos periodicamente com base na relação “Prova / Marca / Quota / Praticante”, definidos de acordo com os parâmetros que permitem a seleção e/ou qualificação;

- Pugnar para que a missão portuguesa aos Jogos Surdolímpicos paute a sua participação pelos valores e princípios do ICSD, observando um comportamento exemplar de forma a valorizar a imagem do país, da Missão e das entidades que o representam.

 

Esperanças Surdolímpicas

Projeto Esperanças e Talentos Surdolímpicos é parte do Programa de Preparação Surdolímpica (PPS), cabendo ao CPP pronunciar-se sobre a metodologia de seleção de praticantes e respetivas formas de financiamento, entre outros aspetos, estando subordinado à Estratégia de Apoio e Desenvolvimento do Desporto Surdolímpico do CPP.

O financiamento deste projeto está incluído no montante atribuído pelo IPDJ, I.P. e pelo INR, I.P. ao PPS e poderá beneficiar do financiamento adicional captado pelo CPP e respetivas federações.

Podem ser integrados neste Projeto praticantes com especial talento ou equipas que apresentem expectativas fundadas de cumprirem os objetivos do Programa Surdolímpico, no limiar temporal dos Jogos Surdolímpicos de 2025, tendo em consideração que se trata de um Projeto que visa essencialmente renovar as delegações participantes nos Jogos Surdolímpicos com a integração de atletas que contribuam para a redução do nível etário médio das mesmas.

Listagem Atletas PPS 31 dezembro 2023