Saltar para o conteúdo principal

Modalidades Paralímpicas

Canoagem

Canoagem

A canoagem remonta a milhares de anos, mas a versão paralímpica, inicialmente conhecida como Paddleability, tem uma história recente, tendo apenas sido integrada no programa dos Jogos em 2026, no Rio de Janeiro e apenas com caiaque.  Nos Jogos Paralímpicos Tóquio-2020, o va’a foi incluído, consolidando ambas as disciplinas no programa paralímpico.

Cada embarcação apresenta características específicas: os caiaques possuem uma base larga para estabilidade, enquanto os va’a incluem um estabilizador lateral, conhecido como outrigger, para auxiliar o equilíbrio. Os atletas usam remos de duas faces no caiaque, disciplina mais rápida, ou remo de uma face no va’a.

Os atletas competem em diferentes classes, que refletem a mobilidade dos membros inferiores e do tronco: KL1, KL2, KL3, VL2 e VL3. As embarcações podem ser adaptadas com assentos, encaixes e apoios de mão para um melhor desempenho, mas por motivos de segurança o atleta não pode estar preso à embarcação.

Atualmente, mais de 40 países participam dos Campeonatos Mundiais, mostrando o crescimento e a relevância da modalidade.

Para mais informações consulte o site da Federação Portuguesa de Canoagem.

Recorde os momentos altos da competição nos Jogos Paralímpicos Paris 2024.

Saiba Canoagem nos Jogos Paralímpicos LA28 (em inglês) sobre esta modalidade nos Jogos Paralímpicos LA28. 

Voltar