Web Content Display

A identidade gráfica dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024 dá continuidade às linhas utilizadas em Paris 1924, inspirando-se no passado mas estando voltada para um futuro inovador numa marca generosa e inovadora, digna do maior evento desportivo do planeta. À primeira vista salta logo uma novidade relevante: os Jogos Olímpicos e Paralímpicos partilham o mesmo emblema, numa clara mensagem de uniformização do desporto de excelência mundial. 

Há muitas maneiras de descrever a imagem de Paris 2024 – focada nas pessoas, disruptiva, elegante, entusiasmada, apaixonada, idealista, audaciosa, racional – mas, na verdade, a marca tem muitos traços franceses. Ela combina imagens audaciosas e conjuga modernidade com herança intemporal. Baseia-se em todo um espectro de inspiração e opera onde a ousadia encontra a originalidade. Promove uma imagem positiva e fraterna do desporto, profundamente em contacto com a realidade.

O logótipo de Paris 2024 é único para os Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos pela primeira vez - distinguindo-se apenas pela presença dos anéis olímpicos e dos agitos em cada uma das dimensões – numa clara afirmação da mensagem de que as duas competições são duas faces da mesma moeda, realizadas com a mesma visão e a mesma ambição. 

O logótipo tem em si três elementos centrais que podem ser facilmente identificáveis: a chama olímpica/paralímpica, a forma redonda da medalha de ouro e a referência a Marianne, símbolo da república francesa que personifica os ideais da liberdade, equidade, fraternidade e razão.

O esquema de cores da identidade gráfica de Paris 2024 combina três cores principais no emblema - branco, preto e dourado – acompanhadas sete cores secundárias diretamente relacionadas com a França, país que acolhe esta edição dos Jogos. O tipo de letra utilizado é também tipicamente francês e inspirado no movimento Art Déco, com a elegância que o caracteriza.