Web Content Display

O programa de apoio ao desenvolvimento desportivo N.º CP/893/2024, com um horizonte temporal de 2024 a 2028, resulta da parceria institucional entre o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o Comité Olímpico de Portugal (COP) e o Comité Paralímpico de Portugal (CPP). Esta iniciativa é destinada a reforçar as condições de desenvolvimento do sistema desportivo nacional, com foco em cinco eixos estratégicos: infraestruturas, desenvolvimento e inovação, inclusão, alto rendimento e formação. O CPP assegura a coordenação e monitorização da execução financeira e técnica das seguintes medidas do programa:

  • Medida I.3 - Requalificação de instalações desportivas
  • Medida I.5 - Projetos de investigação aplicada, em parceria com instituições de ensino superior, para promoção da inovação e conhecimento na área do desporto inclusivo
  • Medida III.1 - Apoio direto a 400 projetos de inclusão desportiva, dinamizados por clubes e associações
  • Medida IV.1 - Bolsas de preparação para atletas paralímpicos e surdolímpicos, com enfoque no ciclo Los Angeles 2028

 

Medida I.3 – Requalificação de Instalações Desportivas
Destinada a clubes e associações sem fins lucrativos que promovam a prática desportiva por pessoas com deficiência, esta medida apoiará a requalificação, reabilitação e modernização de instalações desportivas, contribuindo para o aumento da prática inclusiva em todo o território nacional. 
- Regulamento em breve

 

 

Medida II.5 – Projetos de Investigação Aplicada ao Desenvolvimento Desportivo
Com o objetivo de estimular a produção de conhecimento científico com aplicação direta ao desenvolvimento do desporto nacional serão financiados cinco projetos inovadores e de forte componente aplicada, em articulação com as prioridades estratégicas do setor.
- Regulamento

 

 

Medida III.1 - Inclusão e Desporto para Todos
Com o objetivo de apoiar clubes e associações sem fins lucrativos na implementação de projetos de desenvolvimento desportivo destinados a pessoas com deficiência, esta medida promove a igualdade de oportunidades, a coesão territorial e o aumento sustentado da prática desportiva inclusiva em todo o país.
- Regulamento a publicar 02 janeiro de 2026

 

 

Medida IV.1 - Bolsas de Preparação (Esperanças Paralímpicas/Surdolímpicas)
Destinadas a reforçar as condições de desenvolvimento das esperanças paralímpicas e surdolímpicas portuguesas estas bolsas têm por finalidade apoiar atletas em fase de transição para o alto rendimento, reconhecidos pelo seu potencial desportivo e compromisso com a prática competitiva internacional.
Regulamento