227753
Skip to Content

Apresentação



Web Content Display

Comité Paralímpico de Portugal
Igualdade, Inclusão e Excelência Desportiva

Fundado a 8 de Setembro de 2008, a constituição do Comité Paralímpico de Portugal (CPP) era desde há muito uma necessidade sentida no contexto desportivo nacional enquanto elemento capaz de adicionar qualidade ao sistema desportivo, correspondendo a um imperativo legal nacional mas também, e não menos relevante, a uma exigência internacional.

O Comité Paralímpico de Portugal insere-se nas grandes preocupações mundiais pelo que a sua Missão deve estar para além da exclusiva dimensão desportiva, considerando como fim último, a inclusão das pessoas com deficiência.

Missão

O Comité Paralímpico de Portugal (CPP) é uma instituição desportiva, sem fins lucrativos, com a missão de divulgar, desenvolver e defender o Movimento Paralímpico e o desporto em geral, em conformidade com as normas do Comité Paralímpico Internacional.

Tem ainda como missão promover o gosto pela prática desportiva, como meio de formação do caráter, de defesa da saúde, do ambiente, da coesão e inclusão social e a responsabilidade de gerir os Programas de Preparação Paralímpica e Surdolímpica e de assegurar a participação nos Jogos Paralímpicos e Surdolímpicos.

Objetivos

  • Promover uma maior participação desportiva das pessoas com deficiência;
  • Pugnar pela disponibilização aos atletas das melhores condições de preparação e de competição;
  • Fomentar a inclusão mediante a integração dos atletas nas estruturas regulares do desporto;
  • Estimular o desenvolvimento de modalidades diversificadas;
  • Promover uma maior participação de atletas do sexo feminino;
  • Valorizar e reconhecer a excelência desportiva.
Facebook Paralimpicos Instagram Twitter Youtube