Asset Publisher
Leila Marques acompanha Mundiais de Natação em Singapura antes da assembleia-geral do IPC
22 September 2025Leila Marques, vice-presidente do Comité Paralímpico de Portugal e candidata a vice-presidente e vogal do Comité Paralímpico Internacional (IPC), está em Singapura a acompanhar os primeiros dias dos Mundiais de Natação. Antiga nadadora paralímpica, regressa assim a um ambiente que lhe é particularmente familiar.
“É sempre bom voltar a estes ambientes. É sempre ótimo poder estar junto dos atletas e suas equipas técnicas e voltar a viver este ambiente, onde se respira excelência desportiva, mas, acima de tudo, onde se encontram histórias de vida que são um exemplo para todos e que mostram o que o desporto oferece a todas as pessoas com deficiência, que mostram a ferramenta extraordinária que o desporto é para empoderar a pessoa com deficiência”, destacou.
Leila Marques é figura maior da natação portuguesa e aceita poder ser vista como uma inspiração. Porque apesar da experiência dos nadadores presentes nestes Mundiais, o contacto entre gerações é sempre enriquecedor:
“Todos eles já têm bastante experiência. Os atletas presentes neste campeonato já têm todos bastante experiência, mas é sempre bom poder partilhar com eles histórias, vivências, mas também eu poder vivenciar as novas deles e partilhar com eles estes momentos de sucesso.”
Antes de partir para Seul, onde irá acompanhar a assembleia-geral do IPC, Leila Marques deixou ainda uma mensagem de incentivo aos atletas portugueses:
“Desejo-lhes a maior sorte nestes campeonatos. Sei que todos eles se prepararam afincadamente para aqui estar hoje. São muitas horas de treino, sessões duplas por dia, quando não são triplas. Todo o esforço para cá chegar é merecedor de um bom resultado e desejo boa sorte a todos os atletas e suas equipas técnicas, ao Comité Paralímpico e à Federação Portuguesa de Natação.”
Back