Asset Publisher
Francisco Laranjeira estreia-se com diploma nos 10.000 metros
17 November 2025Francisco Laranjeira realizou hoje a sua primeira prova em Jogos Surdolímpicos, alcançando um excelente 8.º lugar nos 10.000 metros, com o tempo de 32:00.25 minutos.
A participação do atleta português foi marcada por enorme entrega, resistência e espírito competitivo, garantindo um diploma e deixando claro o potencial do trabalho que vem desenvolvendo.
Esta estreia reforça o percurso sólido que o atleta tem vindo a construir, pautado pela humildade, dedicação e ambição. Francisco Laranjeira volta à pista no próximo dia 21, para disputar as eliminatórias dos 5.000 metros.
“Estou muito feliz, tendo em conta que não pude estar nos anteriores Jogos devido ao acidente [foi atropelado], ter ficado em 8.º lugar é para mim muito bom, porque cumpri finalmente o meu objetivo, a estreia nos Jogos. Foi uma prova muito dura, com adversários muito fortes, mas consegui gerir muito bem a prova para que não quebrasse”, declarou o atleta, que vai agora concentrar-se nos 5.000m:
“O meu objetivo é assegurar a passagem à final e depois tentar conseguir uma melhor posição do que nos 10.000m.”

Refira-se que a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, a secretária de Estado da Ação Social e Inclusão, Clara Marques Mendes, o presidente do CPP, José Manuel Lourenço, o secretário-geral Carlos Lopes, e os vogais Patrícia Rosa e Daniel Videira assistiram à prova de Francisco Laranjeira.
João Marques e André Soares iniciam campanha em Izu
No ciclismo, que decorre em Izu, os atletas João Marques e André Soares participaram na prova de Sprint.
João Marques assegurou a qualificação na fase preliminar, entrando com confiança nos 16-avos de final, onde discutiu o acesso às rondas seguintes numa prova de elevada intensidade. Entrou na reta final na frente, cheio de garra, mas o chinês Jiaojiao Song foi mais forte nos últimos metros, acabando por eliminar o ciclista de Torres Vedras.
Já André Soares esteve igualmente em bom plano, ficando a apenas 326 milésimos da qualificação. Um detalhe que não diminui o mérito, o foco e a atitude competitiva que demonstrou.
Ambos os atletas regressam à estrada na próxima madrugada para disputar a corrida de pontos. André Soares, campeão Surdolímpico em Caxias do Sul, defenderá a sua medalha de ouro na prova, cuja partida está marcada para as 5h00 (hora de Portugal Continental).
Também na próxima madrugada, à 01h30, o jovem Gustavo Pereira compete no Salto em Altura.
Back