Asset Publisher

IPC elege últimos membros do Board em assembleia geral extraordinária

21 November 2025

IPC elege últimos membros do Board em assembleia geral extraordinária

Share
Tweet


O Comité Paralímpico Internacional (IPC) concluiu esta quinta-feira, 20 de novembro, o seu processo eleitoral, com a escolha de sete Vogais durante uma assembleia geral extraordinária realizada online.

Em setembro, durante a assembleia geral realizada em Seul, na Coreia do Sul, os membros tinham já reeleito o brasileiro Andrew Parsons para um terceiro mandato como presidente, bem como elegido Leila Marques e o dinamarquês John Petersson como primeira e segundo vice-presidentes, respetivamente.

Devido a limitações de tempo, a eleição dos sete vogais foi adiada após a primeira volta, tendo agora sido concluída.

Foram, então, eleitos para mandatos de quatro anos:

  • Debra Alexander
  • Chelsey Gotell
  • Fernando Riaño
  • Mohamed Duaij Alkhalifa
  • Robyn Smith
  • Miki Matheson
  • Bradley Snyder

Os novos membros juntam-se a Andrew Parsons, Leila Marques e John Petersson na Board do IPC, e à Presidente do Conselho de Atletas, Vladyslava Kravchenko, e ao seu primeiro vice-presidente, Josh Dueck, completando um total de 12 elementos.

O presidente do IPC, Andrew Parsons, destacou a representatividade e a experiência do novo órgão:

“Quero felicitar os sete Vogais agora eleitos pelos nossos membros. Temos agora um Board composto por 12 elementos que, pela sua diversidade e experiência, terá uma força imensa para impulsionar o Movimento Paralímpico nos próximos quatro anos. O equilíbrio de género, com seis homens e seis mulheres, e a representação das cinco regiões reforçam o carácter verdadeiramente global do nosso trabalho. Oito dos membros são atletas e antigos atletas Paralímpicos, garantindo que a sua perspetiva continua central em todas as decisões.”

Parsons deixou ainda uma nota de reconhecimento aos membros cessantes:

“Agradeço profundamente o trabalho extraordinário que realizaram. Foi um privilégio servir convosco em nome dos nossos membros e dos atletas. Quero ainda deixar um agradecimento especial a Duane Kale, pelo seu serviço exemplar ao longo de dois mandatos como Vice-Presidente e pelo seu contributo determinante na liderança da revisão da governação do IPC.”

Todos os membros agora eleitos exercerão funções até à 24.ª assembleia geral do IPC, prevista para o final de 2029.



Back