Asset Publisher
Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo teve o seu kick-off no Porto
20 January 2026O arranque formal do Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo (PNDD) teve lugar esta terça-feira, no Batalha Centro de Cinema, no Porto, numa sessão que evidenciou o compromisso do Governo com uma visão de longo prazo para o desporto.
A cerimónia contou com a presença da ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, do secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, do presidente da Câmara Municipal do Porto, Pedro Duarte, e dos presidentes do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço — acompanhado pela vice-presidente Filipa Godinho —, e do Comité Olímpico de Portugal, Fernando Gomes, sublinhando a articulação na implementação do plano.
O PNDD representa o maior investimento público de sempre no setor, cerca de 130 milhões de euros, assumindo-se como o primeiro plano estratégico de longo prazo para o desporto em Portugal. Margarida Balseiro Lopes notou ser este «um investimento muito significativo e que atua em várias frentes».
«É muito importante começar o mais precocemente possível e investir sobretudo nas condições para que crianças, jovens, pessoas com deficiência, uma grande preocupação que nós temos, possam praticar desporto e para que também tenhamos mais mulheres a praticar desporto», salientou a governante algumas das mais fortes apostas vertidas no documento.
Estruturado em seis pilares estratégicos — desporto no contexto educativo, desporto na sociedade, formação e alto rendimento, instalações desportivas, políticas de governação e financiamento — e composto por 44 medidas, o PNDD estabelece um compromisso nacional a 12 anos, contemplando os próximos três ciclos paralímpicos, surdolímpicos e olímpicos. O plano tem como objetivos centrais aumentar a prática desportiva, combater desigualdades de acesso e modernizar o sistema desportivo, reforçando a capacidade de resposta do país em todas as dimensões do desporto.
Entre as áreas de intervenção previstas, o PNDD, além de verbas específicas para projetos dirigidos a pessoas com deficiência e para o aumento da participação feminina no desporto, prevê um programa de modernização de instalações desportivas em todo o território nacional. O reforço das condições de treino e de alto rendimento, com a requalificação dos Centros de Alto Rendimento (CAR), visa garantir maior acessibilidade, melhores condições para os atletas e um sistema mais moderno e inclusivo.
O programa deste kick-off começou com uma caminhada simbólica com atletas, que assinalou de forma participativa o início do PNDD e a sua ligação à promoção da atividade física e de estilos de vida saudáveis. Este momento reforçou a dimensão comunitária do plano, ao aproximar atletas, parceiros institucionais e cidadãos em torno de um objetivo comum: fazer do desporto um pilar da saúde, da coesão social e da qualidade de vida em Portugal. Ou como sintetizou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, colocar o desporto no centro da vida das pessoas em Portugal.
Back