Asset Publisher

Luís Costa junta diploma paralímpico à medalha de bronze

5 September 2024



Share
Tweet


Luís Costa regressou esta quinta-feira à competição nos Jogos Paralímpicos Paris 2024 em Clichy-sous-Bois. Apenas um dia depois de conquistar a medalha de bronze no contrarrelógio H5 de ciclismo de pista, Luís Costa disputou esta manhã a prova em linha H5 de 56.8km sob a chuva intensa que se faz sentir na região. 

O ciclista português esteve na disputa pelo terceiro lugar até ao final com o ucraniano Pavlo Bal, mas acabou por concluir a prova no 4.º lugar com 1:37:16 e assegurou o diploma paralímpico. 

O vencedor foi o neerlandês Mitch Valize (1:33:12), a prata ficou com o francês Loic Vergnaud (1:34:27) e o bronze com o ucraniano Pavlo Bal (1:37.03). 

"A corrida coemçou muito mal para mim, houve uma queda na primeira curva e eu fiquei preso e perdi o pelotão dos quatro mais fortes. Tive que fazer 5 ou 6 km a fundo para chegar à frente e consegui, mas sabia que mais tarde ou mais cedo poderia ter que pagar a fatura do esforço inicial que fiz. Cheguei à posição de discutir a medalha de bronze com o atleta ucraniano e tive que me contentar com o 4.º lugar, mas dei tudo até ao fim", referiu Luís Costa no rescaldo da prova. 

Ainda sobre a medalha de bronze conquistada no contrarrelógio, Luís Costa confessou que "é um momento único na vida, a adrenalina é muito forte e vou levar uns dias a saborear e a aproveitar este momento".

Ao nono dia de Jogos Paralímpicos Paris 2024, Portugal conta já com duas medalhas de ouro por Miguel Monteiro no lançamento do peso F40 de atletismo e Cristina Gonçalves em individuais BC2 de boccia e duas de bronze por Diogo Cancela nos 200 metros estilos SM8 de natação e Luís Costa no contrarrelógio H5 de ciclismo de estrada, para além de 12 diplomas paralímpicos conquistados em classificações obtidas do 4.º ao 8.º lugares. 

...

Créditos: António Pedro Santos/LUSA



Back