Mensagem do Presidente
Visualizar Conteúdo Web
Desde a sua fundação, em 2008, o Comité Paralímpico de Portugal tem sido guiado pelo lema ‘Igualdade, Inclusão e Excelência Desportiva’. Este não é apenas um princípio, mas uma missão que define o nosso compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, diversa e inclusiva.
Para o mandato 2025-2028, reitero os princípios do nosso lema, pois a igualdade de oportunidades no acesso ao desporto é um direito fundamental e nele a equidade e o respeito pela diferença são pilares essenciais. O desporto é um poderoso meio de inclusão, capaz de derrubar barreiras físicas, sociais, culturais e religiosas, contribuindo para que cada pessoa possa ter um sentimento de pertença e tenha a oportunidade de se superar.
A excelência desportiva afirma o talento, a exigência e a ambição dos nossos atletas paralímpicos e surdolímpicos, que diariamente se superam.
Estamos conscientes dos desafios que persistem, mas também confiantes no caminho que trilhamos, lado a lado com federações, clubes, atletas e parceiros institucionais. Continuaremos a trabalhar para garantir mais oportunidades, mais reconhecimento e melhores condições para todos.
Porque, como refere Andrew Parsons, Presidente do Comité Paralimpico Internacional, «temos o dever de contribuir para a mudança do mundo».