Publicação de Recursos

Portugal fecha Torneio de Qualificação Paralímpica de Boccia sem quotas para Paris 2024

26 Março 2024

Portugal fecha Torneio de Qualificação Paralímpica de Boccia sem quotas para Paris 2024

Compartilhar
Tweet


Portugal terminou esta terça-feira, 26 de março, a participação no Torneio de Qualificação Paralímpica de Boccia sem conquistar qualquer quota suplementar para os Jogos Paralímpicos Paris 2024. Os pares BC3 e BC4 foram eliminados da fase de grupos da competição realizada em Coimbra e perderam a oportunidade de disputar os lugares de pódio que garantiam a abertura de quotas para Paris 2024. 

O par BC3 constituído por Ana Sofia Costa e José Abílio Gonçalves até começou bem a competição com uma vitória por 10-3 sobre Singapura. Seguiram-se no segundo dia de provas a derrota com a Grã-Bretanha por 4-1 e o triunfo sobre o Perú por 4-3, sendo que já no dia de hoje a derrota frente à Grécia por 12-0 colocou a formação nacional fora dos dois lugares cimeiros do grupo que davam a passagem à meia-final e consequente possibilidade de lutar pelo pódio. 

O par BC4 composto por Carla Oliveira e Nuno Guerreiro falhou também o apuramento para os Jogos Paralímpicos Paris 2024. A dupla nacional apresentou-se no Torneio de Qualificação Paralímpica de Boccia com o objetivo de garantir uma das medalhas que abriam quota para Paris 2024 mas as derrotas frente ao Japão (5-2) no domingo e frente à Hungria (4-1) e à Malásia (5-3) já no dia de ontem impossibilitaram desde logo a passagem às meias-finais da competição. O percurso do par BC4 nesta prova terminou hoje com nova derrota desta feita frente ao Brasil por 4-2. 

O Torneio de Qualificação Paralímpica constituiu-se como a última oportunidade de apuramento dos pares BC3 e BC4 portugueses para os Jogos Paralímpicos Paris 2024. A equipa BC1/BC2 nacional já garantiu lugar na maior competição desportiva mundial para pessoas com deficiência na atribuição de quotas por via do ranking mundial. 



Voltar