Publicação de Recursos
Margarida Balseiro Lopes visita sede do CPP. Governo reforça compromisso com inclusão no Desporto
8 Julho 2025A Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, realizou esta terça-feira uma visita institucional à sede do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), sublinhando o forte compromisso do Governo com a promoção da inclusão e da excelência no Desporto.
Durante a visita, que teve também como objetivo sinalizar as prioridades estratégicas para os próximos quatro anos, a governante destacou a importância do desporto paralímpico como agente de transformação social.
«Balanço muito positivo. Foi uma reunião que, além da apresentação de cumprimentos, serviu, sobretudo, para sinalizar aquelas que são as prioridades para os próximos quatro anos», declarou Margarida Balseiro Lopes.
«Projeto emblemático»
A futura sede do CPP, o Centro de Inovação, Investigação e Desenvolvimento Paralímpico, cuja maquete foi apresentada à ministra durante a reunião, foi considerada um «projeto emblemático», reforçando a governante a sua ligação ao plano de investimento no desporto lançado no final de 2024, no valor de 65 milhões de euros.
«Tivemos a oportunidade de abordar projetos fundamentais e a futura sede do Comité foi, obviamente, um tema central da reunião e que está em linha com aquela que é a aposta que o Governo tem feito no desporto. É um projeto emblemático, representa um marco muito relevante para o desporto em Portugal», declarou Margarida Balseiro Lopes.
Importante reflexão
O encontro, que também contou com a presença do secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, incluiu ainda uma reflexão sobre a importância de dar visibilidade aos atletas paralímpicos como forma de inspirar mais jovens com deficiência a praticar desporto.
«Falámos também da necessidade de garantir igualdade, inclusão e excelência. Precisamos de garantir que todos podem ter acesso ao desporto. Uma das conclusões desta reunião foi a importância de campanhas nacionais que nos permitam conseguir que mais pessoas, em especial mais jovens com deficiência, comecem a praticar desporto. Esta é uma das formas, ou será um dos instrumentos, dar visibilidade aos atletas para dessa forma também inspirar outros jovens, outras crianças, a começar a praticar desporto. Porque o desporto é mesmo para todos», assinalou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto.
Reunião profícua
O Presidente do Comité Paralímpico de Portugal partilhou o entusiasmo com os resultados do encontro.
«Foi uma audiência muito positiva e bastante profícua para o futuro. Gostei em particular da disponibilidade que a senhora Ministra demonstrou para haver trabalho conjunto e continuado. Penso que é disto que o desporto precisa, que haja, de facto, políticas direcionadas à captação de mais jovens para a prática desportiva, em particular jovens com deficiência», disse José Manuel Lourenço, acompanhado neste encontro pelo secretário-geral, Carlos Lopes, e pelo vice-presidente, Tiago Carvalho.
O presidente do CPP destacou ainda a relevância simbólica da visita: «Acho muito interessante que a senhora Ministra tenha vindo até nós, em vez de nos chamar ao gabinete, como é tradicional. Isso transmite uma mensagem forte e muito positiva.»
A reunião terminou com um sentimento mútuo de otimismo em relação ao futuro do desporto paralímpico português. Ambas as partes assumiram o compromisso de colaboração contínua na promoção do acesso e a participação de todos no desporto.
Voltar