Publicação de Recursos

Portugal partiu para os EPYG com ambição e espírito de equipa

21 Julho 2025

Portugal partiu para os EPYG com ambição e espírito de equipa

Compartilhar
Tweet


A comitiva nacional que irá representar Portugal nos Jogos Europeus da Juventude (EPYG) partiu esta manhã rumo a Istambul, num ambiente marcado pela boa disposição, espírito de equipa e muita ambição.

Os jovens atletas portugueses, acompanhados pelas suas equipas técnicas, staff médico e elementos do Comité Paralímpico de Portugal, mostraram-se confiantes e motivados para dar o seu melhor naquela que é a maior competição europeia de desporto paralímpico jovem.

Antes do embarque, o Chefe de Missão, Daniel Videira, destacou a importância desta participação para o futuro dos jovens atletas nacionais:

«Estes Jogos Europeus da Juventude são uma grande oportunidade para estes jovens atletas. Muitos vão ter aqui a sua primeira experiência internacional e o grande objetivo é que saiam daqui com aquele bichinho, aquela ambição de querer mais. É muito isso que queremos implementar: que esta experiência seja o início de uma jornada e que ambicionem sempre chegar mais longe», notou Daniel Videira, sublinhando que, apesar da natural vontade de alcançar bons resultados, nesta fase, mais do que as medalhas, o foco está no desenvolvimento e crescimento dos atletas:

«Esta competição é uma primeira etapa, o início de uma jornada em que muitos vão chegar muito mais longe. O grande objetivo aqui é que eles sintam a competição. Vão, com toda a certeza, entrar na competição para conseguir o melhor resultado, e todos contamos com isso, mas as medalhas não são o mais importante. O mais importante é mesmo despertar aquela vontade de competir, aquela vontade de querer mais, de ambicionar mais e tentar um dia chegar mais longe, a uma grande competição internacional.» 

«Comitiva extraordinária»

Sobre a comitiva que lidera, Daniel não escondeu a confiança:

«Estamos aqui com 27 atletas e esta é, sem dúvida, uma comitiva extraordinária. Acredito que vão ter um desempenho extraordinário e que vão superar-se a eles próprios. É isso que desejamos.»

Estes Jogos Europeus da Juventude são também especiais para Daniel Videira, habituado a estar do outro lado.

“É uma experiência diferente. Estava habitualmente do lado dos atletas, mas estou a gostar muito deste novo papel. Estou a aprender imenso e tenho a certeza de que esta Missão vai ensinar-me muito para o futuro. Gosto muito deste papel e, acima de tudo, de poder estar com os atletas. É onde me sinto bem», expressou o antigo nadador paralímpico.

Honrar Portugal, competir e desfrutar

Nos sorrisos de todos e nas conversas bem-dispostas ficou bem patente o espírito positivo que caracteriza esta geração de atletas, que parte com a responsabilidade de honrar as cores nacionais e, acima de tudo, viver momentos de superação, partilha e amizade.

Rafael Viriato, que integra a equipa nacional de Boccia, parte para a Turquia com muitas expectativas.

«Estão muito altas, quero ganhar, mas, claro, vou ter grandes adversários pela frente. Mas acho que vai correr tudo bem. Representar o meu país é um orgulho e estou a sentir muita emoção», declarou o atleta de 20 anos que vai competir em BC4.

Ambição é o que também não falta a António Santos, preparado para os 100 e 400 metros em T46.

«As minhas expectativas estão altas. Estes Jogos são uma oportunidade, espero aproveitá-la bem», disse o atleta de 16 anos, para quem, para lá da competição, estes Jogos representam igualmente uma oportunidade para integrar os mais novos.

Eurico Silva é um dos três mesa-tenistas que vão representar Portugal nos EPYG.  O atleta vai competir em MD14 e não esconde o que o move.

«Quero tentar conseguir uma medalha, tenho estado a treinar-me para isso, com a ajuda dos treinadores. Espero que corra tudo bem, vai ser uma experiência muito boa», disse Eurico Silva, que em 2022 marcou presença na 6.ª edição dos EPYG, realizada na Finlândia.

A equipa de Basquetebol em Cadeira de Rodas também voou confiante para a Turquia. Depois do bronze conquistado na Finlândia, Pedro Gomes sonha, pelo menos, repetir o pódio.

«Vamos tentar, pelo menos, conseguir o mesmo resultado. Mas mesmo que não seja possível, importante é darmos o nosso melhor e desfrutar da experiência«, disse o atleta de 23 anos, seguro de que os EPYG serão, uma vez mais, um momento para recordar, também para quem agora chega a este patamar.

«Vai ser uma boa experiência. Temos muita malta nova, vai ser a primeira vez numa competição internacional, vão conhecer um nível diferente, uma intensidade muito mais forte, mas isso pode despertar neles uma chama mais forte para a modalidade e para o BCR, para darem mais e alcançarem mais objetivos. Eles estão entusiasmados e com grandes expectativas», declarou Pedro Gomes.

Os EPYG decorrem de 21 a 28 de julho e Portugal vai competir em Atletismo, Basquetebol em Cadeira de Rodas, Boccia e Ténis de Mesa.

Recorde os atletas convocados:

Atletismo – António Santos, Daniel António, Caio Rocha, Tatiana Couto, Leandro Freitas, Leonardo Silva, Mariana Silva, Mónica Silva e Tiago Ramos.

Basquetebol em Cadeira de Rodas – João Trigueiros, Simão Pimenta, Nuno Nogueira, Pedro Gomes, Afonso Tavares, Tomás Amaral, Diogo Ferrás e Gustavo Carvalho.

Boccia – Francisco Gouveia, Leonor Lopes, Catarina Monteiro, Alice Moreira, Luís Costa, Carlos Sousa e Rafael Viriato.

Ténis de Mesa – Santiago Pereira, Eurico Silva e Mário Bastardo.



Voltar