Publicação de Recursos
«O espírito de equipa foi espetacular!»
29 Julho 2025A Missão aos Jogos Europeus da Juventude 2025 (EPYG) regressou a casa e foi recebida com os aplausos de família, amigos e anónimos, que fizeram questão de se associar a este momento de celebração do talento e ambição de uma nova geração de atletas que personifica o futuro do desporto paralímpico em Portugal.
Na bagagem, vieram as 11 medalhas conquistas, sete no Atletismo – três de ouro, duas de prata e outras tantas de bronze -, três de ouro no Boccia e uma de prata no Basquetebol em Cedeira de Rodas.
«Estes Jogos Europeus da Juventude foram seguramente um sucesso. O espírito de equipa foi espetacular! Foi um orgulho para mim ter liderado esta Missão e ter visto estes jovens a brilhar. Temos um grande futuro pela frente», declarou Daniel Videira, o Chefe de Missão, que fez questão de partilhar a experiência acumulada como atleta paralímpico com este grupo:
«Conversei com eles, disse-lhe que Isto é o início de um caminho que, seguramente para aqueles que o quiserem fazer e chegar ao nível mais alto, vai ser brilhante. Expliquei-lhes, também, que alguns desempenhos poderão não ter corrido como eles esperavam, mas isso faz parte do desporto. Algumas vezes não vai correr bem, outras vai correr muito bem. Isso é desporto. Isto é o início e há um caminho pela frente, mas acredito que eles têm muito para dar a Portugal.»
Refira-se que o presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço, e os vice-presidentes José Pavoeiro e Tiago Carvalho também marcaram presença no Aeroporto Humberto Delgado para saudar atletas e treinadores.
Voltar