Publicação de Recursos
Dia positivo para Portugal nos Mundiais de Natação em Singapura
22 Setembro 2025O segundo dia de competição dos Mundiais de Natação, que decorrem até 27 de setembro no OCBC Aquatic Centre, em Singapura, ficou marcado por bons desempenhos dos nadadores Ricardo Soares e Tomás Cordeiro, que garantiram presença nas respetivas finais e evidenciaram determinação e alto espírito competitivo.
Nos 400m livres S7, Ricardo Soares terminou a final no 7.º lugar, com o tempo de 5:07.70, estabelecendo um novo recorde nacional, que já lhe pertencia (5:08.47). O nadador melhorou ainda o registo obtido na eliminatória (5:12.07), que lhe valeu a presença na final, confirmando o seu desempenho ascendente.
“Senti-me muito bem! Correu lindamente, fico muito orgulhoso por ter batido o recorde nacional, ainda não é o tempo que ambiciono, mas é um recorde nacional de que muito me orgulho. Saio deste campeonato muito satisfeito, vim fazer o que me competia, fiz um ótimo 7.º lugar, não é toda a gente que pode dizer que é o 7.º melhor do Mundo! Portanto, saio daqui bastante orgulhoso”, afirmou Ricardo Soares, que recebeu palavras de incentivo do treinador Carlos Mota antes de dedicar o resultado a toda a família e em especial aos pais, que marcaram presença em Singapura para ver o filho nadar:
“Queria dedicar esta participação, este 7.º lugar, à minha família, aos meus pais, que estiveram aqui presentes, porque sem eles isto não seria possível.”
Já nos 200m estilos SM10, Tomás Cordeiro ultrapassou dificuldades recentes – uma lesão no ombro e uma doença – para marcar presença em mais uma final internacional, igualmente contando com o apoio dos pais na bancada. Depois de, durante a manhã, se ter qualificado com o tempo de 2:18.69, o nadador voltou a demonstrar enorme competitividade entre os melhores do Mundo. Apesar de não ter conseguido melhorar o registo da eliminatória – fez 2:21.93 –, Tomás Cordeiro sublinhou a sua vontade de continuar a trabalhar e a evoluir.
“O objetivo principal era a final, mas podia ter sido bem melhor. Não foi o desempenho que esperava, mas só me faz querer trabalhar mais, sei que consigo mais. Vou analisar aquilo em que falhei, não pode ser sempre bom, mas vou lutar sempre para ser melhor”, referiu Tomás Cordeiro, que voltará a competir no próximo dia 27, nos 100m costas S10.
A competição prossegue esta terça-feira com a estreia de João Fidalgo nos 400m livres S10 e a participação de Ana Castro nos 100m mariposa S8.
Recorde a composição da Missão a estes Mundiais:
Chefe de Missão: Carlos Lopes
Atletas:
Ana Castro (100m L S8, 400m L S8 e 100m M S8)
João Fidalgo (400m L S10 e 100m C S10)
Marco Meneses (50m L S11, 400m L S11, 100m C S11, 200m E SM11)
Ricardo Soares (400m L S7)
Tomás Cordeiro (100m C S10 e 200m E SM10)
Oficiais: Mário Cardoso e Mariett Matias.
Treinadores: Armando Costa, Carlos Mota, Cláudia Santos e Gonçalo Neves.
Praticante não competitivo: Marco Calhandro
Fisioterapeuta: Luís Arsénio
Voltar