Publicação de Recursos

Embaixador de Portugal em Singapura acompanhou a Missão portuguesa e apoiou a Seleção Nacional

26 Setembro 2025

Embaixador de Portugal em Singapura acompanhou a Missão portuguesa e apoiou a Seleção Nacional

Compartilhar
Tweet


O Embaixador de Portugal em Singapura esteve esta sexta-feira com a Missão portuguesa aos Mundiais de Natação. Carlos Pires deslocou-se aos OCBC Aquatic Centre para apoiar Marco Meneses, assistindo à sua qualificação para a final dos 100m costas S11, e conhecer os restantes atletas, treinadores e staff.

Num momento de partilha, de exaltação do orgulho nacional e de reforço da ligação entre a comunidade diplomática e o movimento paralímpico nacional, o Embaixador aproveitou para, logo ali, deixar algumas palavras de estímulo, desejando força, determinação e muito sucesso a todos - e na foto de família pediu a todos que unissem o polegar ao indicador, em forma de coração, gesto que simboliza afeto.

“Quero agradecer o convite que me dirigiram para estar aqui hoje, para poder apoiar a delegação portuguesa de natação nestes Mundiais. É de facto um privilégio único poder conviver com atletas desta qualidade e com esta coragem. É, por isso, uma oportunidade única para o Embaixador de Portugal aqui em Singapura poder vibrar com as cores nacionais e defender os nossos atletas que têm conseguido aqui resultados ótimos”, exaltou Carlos Pires, que foi recebido pelo Chefe de Missão e secretário-geral do Comité Paralímpico de Portugal, Carlos Lopes, e pelo coordenador da Seleção e vice-presidente da Federação Portuguesa de Natação, Mário Cardoso.

O diplomata, que também almoçou com a Missão portuguesa, destacou ainda o papel do desporto para pessoas com deficiência, nomeadamente a natação, como veículo de afirmação de Portugal no Mundo:

“Esta modalidade faz parte da nossa identidade desportiva. Reflete a mesma mentalidade vencedora e de abertura ao mundo. Faz todo o sentido que Portugal continue a investir fortemente no desporto adaptado.”

O Embaixador de Portugal em Singapura deixou também uma mensagem especial aos atletas que ainda têm provas pela frente, nomeadamente Marco Meneses, João Fidalgo e Tomás Cordeiro, prometendo marcar presença no último dia dos Mundiais para apoiar a Seleção.

“Gostaria de lhes deixar uma mensagem de força, coragem e, naturalmente, de ambição para ultrapassar as metas pessoais, nacionais e, diria, mundiais. Estarei presente para torcer por eles, na certeza de que vão conseguir os melhores resultados possíveis», disse o diplomata, que fez também questão de felicitar o Comité Paralímpico de Portugal pela organização e pela aposta no desenvolvimento da nova geração de atletas, salientando a relevância deste trabalho para a projeção internacional do país:

“Quero, se me permite, agradecer ao Comité Paralímpico de Portugal pelo convite que me dirigiu para estar aqui e felicitá-lo pela organização, pela mobilização e pela presença destes nossos atletas que estão a mostrar a qualidade do investimento que foi feito.”



Voltar