Publicação de Recursos
Marco Meneses conquista medalha de bronze nos Mundiais de Natação
27 Setembro 2025Marco Meneses brilhou esta sábado nos Mundiais de Natação ao conquistar a medalha de bronze na prova dos 400 metros livres S11, realizada em Singapura. O nadador paralímpico concluiu a distância em 4:36.47 minutos, ficando a escassos centésimos da medalha de prata.
O desempenho de Marco Meneses, tecnicamente apoiado pelo treinador Armando Costa e pelo praticante não competitivo Marco Calhandro, reforça a presença de Portugal entre a elite mundial da natação e destaca a garra, determinação e espírito de superação do atleta.
“Estou muito contente, já fiquei tantas vezes em 4.º nesta prova e finalmente consegui chegar a uma medalha. Foi uma época muito difícil, depois dos Jogos [Paris 2024] estive muito tempo parado, mas valeu a pena o esforço feito este ano. Agora, vou preparar-me para voltar ainda mais forte!”, afirmou Marco Meneses.
A final foi dominada pelo checo David Kratochvil, que estabeleceu um novo recorde do Mundo com 4:19.83 minutos, enquanto o japonês Uchu Tomita, que superou Marco Meneses nos últimos metros, conquistou a prata com 4:37.31 minutos.
Também este sábado, João Fidalgo (1:03.64) e Tomás Cordeiro (1:05.32) competiram na final dos 100m costas S10, ficando, respetivamente, em 6.º e 7.º lugar.
“Não foi bem o que estava à espera, gostava de ter baixado do 1:03 e, quem sabe, chegar ao pódio, mas sempre soube que seria difícil porque os meus adversários tinham melhores tempos do que eu. Estou contente, fiquei perto da minha melhor marca e melhorei o meu tempo nos 400m livres S10”, comentou João Fidalgo.
“O nosso grande objetivo eram os 200m estilos S10, que foi cumprido. Senti-me bem de manhã, à tarde não correu tão bem, mas estou feliz com a minha participação nestes Mundiais. Foi um ano muito difícil e faço um balanço positivo”, acrescentou Tomás Cordeiro.
As provas deste sábado contaram com a presença do Embaixador de Portugal em Singapura, Carlos Pires, que fez questão de voltar a estar com a Seleção Nacional e associar-se a esta jornada histórica.
A comitiva regressa a Lisboa na segunda-feira, às 12h30, trazendo consigo mais um momento de orgulho para o desporto paralímpico nacional.
Voltar