Publicação de Recursos
Mamudo Baldé é 5.º melhor do Mundo nos 400 metros T54
30 Setembro 2025O quarto dia de competição dos Mundiais de Atletismo Paralímpico, que decorrem em Nova Deli, Índia, ficou marcado pela presença de três atletas portugueses em finais: Mamudo Baldé, Daniel António e Leonildo Carvalho.
Nos 400 metros T54, Mamudo Baldé concluiu a prova em 46.67 segundos, terminando no 5.º lugar. O atleta português, que correu na pista 9, destacou-se pela entrega e consistência, garantindo a posição entre os melhores do mundo.
“Posso fazer um balanço positivo, há coisas que podem ser melhoradas, obviamente, por isso agora é continuar a treinar, firme, forte e focado nos 100 metros”, afirmou Mamudo Baldé, que volta, então, a competir na sexta-feira.
O pódio da prova foi dominado pelo tunisino Yassine Gharbi, campeão do mundo com 44.96 segundos, seguido do tailandês Athiwat Paeng-Nuea (45.29s) e do chinês Yunqiang Dai (45.44s).
Na final dos 400 metros T20, o estreante em Mundiais Daniel António não conseguiu concluir a prova depois de se sentir mal antes da partida. Apesar da contrariedade, o jovem atleta valorizou o percurso até aqui e mantém a ambição de alcançar resultados de topo no futuro.
“Fiz uma meia-final muito boa, bati o recorde pessoal [fez 48.76 segundos] e estive muito perto de bater o recorde nacional. Estava com muitas esperanças para a final, mas senti-me mal minutos antes da prova, estava tonto e preferi não correr a corrida pois não ia dar o meu máximo e nem espelhar o trabalho que fiz durante a época”, explicou.
“No futuro vejo-me capaz de lutar com os meus adversários nesta final”, acrescentou Daniel.
O título mundial foi conquistado pelo espanhol David Pineda Mejía (47.12s), seguido do brasileiro Daniel Tavares Martins (47.50s) e do saudita Idris Sufyani (47.55s).
Já no lançamento do peso F11, Leonildo Carvalho terminou na 9.ª posição, com a marca de 11,37 metros. O português ficou a apenas um centímetro da discussão pelas medalhas - o austríaco Bil Marinkovic fes marca igual à do atleta português, mas beneficiou de uma segunda melhor marca para se classificar acima de Leonildo Carvalho.
O título mundial foi para o iraniano Amirhossein Alipour Darbeid (14.59m), a prata para o também iraniano Mahdi Olad (14.23m) e o bronze para o espanhol Álvaro Del Amo Cano (13.70m).
A participação portuguesa prossegue esta quarta-feira com Olávio Correia na final do lançamento do peso F32 (12h40 em Portugal Continental) e Isaías Gomes na final dos 5000 metros T13 (15h07).
Voltar