Publicação de Recursos

Olávio Correia 4.º no lançamento do peso F32 e Isaías Gomes 7.º nos 5000m T13

1 Outubro 2025

Olávio Correia 4.º no lançamento do peso F32 e Isaías Gomes 7.º nos 5000m T13

Compartilhar
Tweet


Portugal voltou a estar em destaque nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Nova Deli, até 5 de outubro. No quinto dia de competição, Olávio Correia e Isaías Gomes rubricaram desempenhos de excelência, com novas marcas pessoais e classificações de relevo.

Na final do lançamento do peso F32, Olávio Correia terminou no 4.º lugar, com um lançamento de 9,35 metros, superando o seu anterior recorde pessoal (9,31 m).

A treinadora Walquiria Campelo e Olávio Correia

A medalha escapou por pouco, o atleta mostrou determinação e ambição:

“O 4.º lugar é muito gratificante. Foi um caminho longo para chegar a este patamar, a trabalhar muito, mas consegui. Sinto-me rejuvenescido. Tive pessoas que puxaram muito por mim e consegui responder à altura. Tenho muito mais para dar e vou dedicar-me ainda mais.”

O pódio foi composto pelo uzbeque Jasur Khodjaev (ouro, 9,96 m), pelo grego Athanasios Konstantinidis (prata, 9,65 m) e pelo argelino Mohamed Amchi (bronze, 9,56 m).

Nos 5000 metros T13, Isaías Gomes alcançou a 7.ª posição, com 15:38.05 minutos, melhorando também a sua marca pessoal (15:44.50). O atleta evidenciou enorme espírito de superação, realizando uma impressionante última volta que lhe permitiu recuperar posições e terminar a prova em destaque:

“Hoje, vim dar o meu melhor. Não me senti bem durante o dia e tive dificuldade em acompanhar o pelotão, mas decidi gerir a prova e guardar forças para uma boa ponta final. Foi a minha segunda vez a correr os 5000 metros em pista e estou muito satisfeito com o resultado. É muito importante sentir o apoio de tantas pessoas, dá-nos a sensação de que estamos a fazer um bom trabalho e a representar bem Portugal.”

A prova foi vencida pelo atleta neutral (NPA) Aleksandr Kloptsov (15:08.97), com a prata a ser conquistada pelo argelino Abdelhadi Boudra (15:12.12) e o bronze pelo brasileiro Jean Oliveira da Silva (15:22.68).

Isaías Gomes, o vice-presidente do CPP e Chefe de Missão, José Pavoeiro, e Olávio Correia

Esta quinta-feira não haverá portugueses em competição. A comitiva nacional será recebida pelo Embaixador de Portugal na Índia, João Ribeiro de Almeida, pelas 11 horas de Portugal Continental, em Nova Deli.



Voltar