Publicação de Recursos

Mamudo Baldé conquista medalha de bronze nos 100m T54 nos Mundiais de Atletismo

3 Outubro 2025

Mamudo Baldé conquista medalha de bronze nos 100m T54 nos Mundiais de Atletismo

Compartilhar
Tweet


Portugal voltou a brilhar nos Mundiais de Atletismo que decorrem até este domingo em Nova Deli. Mamudo Baldé conquistou esta sexta-feira o bronze nos 100 metros T54, ao cortar a meta em 13.86 segundos, alcançando, assim, a sua primeira medalha em Campeonatos do Mundo.

Depois de ter garantido a qualificação para a final com o melhor tempo das duas séries (13.76s), Mamudo Baldé confirmou todo o seu talento e determinação, subindo ao pódio numa prova de altíssimo nível.

Mamudo com o chinês Yang Hu (prata, 13.81s) e o tailandês Athiwat Paeng-Nuea (ouro, 13.66) 

Visivelmente feliz, o atleta sublinhou o significado deste feito:

“O que me vai agora na alma é felicidade. Sinto que o esforço valeu a pena. Esta medalha significa superação, que tenho vontade de ter mais e melhor. Podem esperar uma pessoa ainda com mais garra. Há uns anos disse que todos pareciam tubarões, acho que posso dizer que comecei a tornar-me num e agora quero tornar-me no maior deles!”

Mamudo Baldé fez ainda questão de agradecer à treinadora, Walquiria Campelo, à equipa técnica e a todas as pessoas que lhe têm enviado mensagens de apoio e incentivo.

Também Walquiria Campelo destacou o trabalho coletivo que esteve na base do resultado:

“Foi um trabalho muito grande, feito juntamente com o Comité Paralímpico de Portugal, com a Federação Portuguesa de Atletismo, com o nosso coordenador José Silva, toda a equipa de mecânica, o João Correia, e todos os que contribuíram para que pudéssemos chegar ao Mundial e conseguir esta medalha. Não é só nossa, é de todo o povo português. A positividade tem sido tão clara, tão generosa… nós retribuímos com este resultado maravilhoso. Estou muito feliz e emocionada. Muito obrigada, disse a treinadora, grata a todos os que, através das redes sociais, não se cansaram de incentivar Mamudo Baldé e toda a Seleção Nacional.

Refira-se que a cerimónia de pódio está agendada para as 6h42 deste sábado (hora de Portugal Continental).

Sandro Baessa e Cristiano Pereira na final dos 1500m T20

A jornada foi igualmente marcada por desempenhos de grande qualidade de Sandro Baessa e Cristiano Pereira, que se apuraram para a final dos 1500m T20 com, respetivamente, os tempos de 4:12.25 minutos e 4:03.05 minutos. A final disputa-se na madrugada de sábado, às 04h55 (hora de Portugal Continental).

Leonildo Carvalho não pôde participar na final do lançamento do disco F11 devido a uma inflamação no pulso direito.

Ainda este sábado, Ana Filipe e Tatiana Couto estreiam-se no salto em comprimento T20 (6h20) e Hélder Mestre corre os 100m T51 (13h54).

Portugal soma já duas medalhas nos Mundiais de Nova Deli, depois da prata conquistada por Miguel Monteiro no lançamento do peso F40.



Voltar