Publicação de Recursos
Sandro Baessa conquista bronze nos 1500m T20
4 Outubro 2025Sandro Baessa escreveu este sábado mais uma página dourada do atletismo português.
O atleta nacional conquistou a medalha de bronze nos 1500 metros T20, com o tempo de 3:55.00 minutos. O seu desempenho nos Mundiais, que decorrem até este domingo, em Nova Deli, Índia, foi uma demonstração inequívoca de talento, determinação e capacidade de superação.
Numa corrida de elevado nível competitivo, Sandro Baessa geriu muito bem o ritmo, nunca perdendo de vista os primeiros lugares e revelando impressionante capacidade física nos 400 metros finais.
O bronze conquistado representa não apenas um triunfo pessoal, mas também um momento de orgulho para todo o atletismo nacional.
"Trabalhei arduamente esta época, felizmente todos os Mundiais têm-me corrido bem, já participei em quatro e consegui quatro pódios, mais os Jogos Paralímpicos, por isso, estou muito feliz. Agora é continuar a trabalhar para me manter nos pódios e num futuro próximo talvez consiga ganhar a medalha de ouro, um dos objetivos que tenho para cumprir”, afirmou o Sandro Baessa após a a corrida.
Também Rui Pinto, treinador de Sandro Baessa, mostrou-se feliz por ver cumprido o grande objetivo e olhou já para 2028.
“Tivemos quatro mundiais, fomos quatro vezes ao pódio. Aqui, o objetivo era tentar também lutar pelo pódio e conseguimos. O que se pode esperar do Sandro daqui para a frente? Trabalho, dedicação, como houve nos anteriores dois ciclos paralímpicos. O objetivo é chegar a Los Angeles o melhor possível, tentar pensar um bocadinho mais acima. O Sandro ainda não foi ouro, nem nos Mundiais nem nos Jogos, sei que é difícil, mas vamos ver se consegue alcançar algo melhor nos próximos”, declarou Rui Pinto, satisfeito, também, por ver o País reconhecer o esforço e talento do seu e dos outros atletas:
“Sentir o apoio que temos sentido, sentir que Portugal nos reconhece, é mais uma vitamina para o treino e para a dedicação. Temos de ter muita dedicação. São muitos anos a trabalhar e este é um apoio importante para nós.”
Cristiano Pereira terminou no 12.º lugar
Na mesma final, Cristiano Pereira, depois de uma época marcada por problemas físicos, demonstrou igualmente o espírito de luta e dedicação que caracteriza os atletas paralímpicos portugueses. Apesar de não ter alcançado o pódio, terminando na 12.ª posição com o tempo de 4:07.62 minutos. Cristiano mostrou determinação e garra até à última passada, evidenciando os valores de superação e excelência desportiva.
"Dei o meu melhor, infelizmente não correu como desejava, quebrei no final. Há um mês estava parado, ter feito esta prova foi uma vitória. Agora é recuperar bem e trabalhar a pensar nos Europeus. Vou voltar mais forte”, prometeu Cristiano Pereira.
A medalha de bronze de Sandro Baessa junta-se à também de bronze de Mamudo Baldé nos 100m T54 e à de prata conquistada por Miguel Monteiro no lançamento do peso F40, consolidando mais um desempenho de excelência dos atletas nacionais nas pistas.
Refira-se que a final foi ganha pelo norte-americano Michael Brannigan, com 3:50.44 minutos, novo recorde dos campeonatos, a prata foi conquistada pelo japonês Natsuki Toda, que cumpriu a distância em 3:52.45 minutos.
Voltar