Publicação de Recursos

Carolina Duarte sagra-se campeã do Mundo dos 400m T13

5 Outubro 2025

Carolina Duarte sagra-se campeã do Mundo dos 400m T13

Compartilhar
Tweet


Carolina Duarte conquistou este domingo a medalha de ouro na final dos 400 metros T13 dos Campeonatos do Mundo de Atletismo Paralímpico, terminando a prova em 57.08 segundos.

Com uma corrida irrepreensível, marcada por garra e determinação, a atleta controlou sempre o ritmo das adversárias e garantiu o 1.º lugar, acrescentando uma nova página de glória ao desporto paralímpico nacional.

“Estou feliz, obviamente. Eu não estava à espera de ganhar o ouro, confesso. Em agosto as expectativas eram um terceiro lugar, eventualmente, porque tive uma bronquite. Mas chegar aqui e ganhar o ouro é espetacular. Passar aquela linha de meta em primeiro… Já tinha três ou quatro pratas em Mundiais, agora, finalmente, um ouro!”, partilhou Carolina, emocionada e feliz após a prova.

A atleta sublinhou que este resultado, embora simbólico, não define uma carreira construída com resiliência, determinação e superação:

“Um ouro ou uma prata não definem a minha carreira, mas claro que fico contente por conseguir um ouro. É um prémio aos 35 anos. Estou muito contente, sim.”

Com mais de duas décadas dedicadas ao atletismo, Carolina Duarte deixou também uma mensagem de inspiração às novas gerações:

“Faço atletismo há 21 anos e só cheguei agora ao ouro. Os bons resultados não acontecem do nada. Não vêm do acaso, nem da sorte. É preciso trabalhar muito. Uns precisam de mais anos, outros de menos, mas é sempre o trabalho, a determinação e o acreditar. Não há impossíveis. Acima de tudo estou muito feliz pelo caminho que fiz até aqui.”

A neutral Mariia Ulianenko conquistou a medalha de prata, com 58.31 segundos, o bronze ficou na posse da nipónica Mana Sasaki, com 59.39 segundos.

Ana Filipe 7.ª no salto em comprimento T20, Tatiana Couto 12.ª

Este domingo também, Tatiana Couto, jovem atleta de 16 anos, concluiu a sua participação nos Mundiais no 12.º lugar na final do salto em comprimento T20, com a marca de 5.01 metros. Ana Filipe, por sua vez, alcançou a marca de 5.33 metros — a sua melhor da época — e terminou na 7.ª posição.

Hélder Mestre 4.º nos 200m T51

Já na final dos 200m T51, Hélder Mestre mostrou determinação, cruzando a meta no 4.º lugar, com 46.17 segundos.



Voltar