Publicação de Recursos
Portugal representado por 13 atletas nos Jogos Surdolímpicos Tóquio 2025
21 Outubro 2025O Comité Paralímpico de Portugal divulga a convocatória oficial da Missão Portuguesa que representará o país nos XXV Jogos Surdolímpicos, a decorrer em Tóquio, Japão, entre 15 e 26 de novembro de 2025.
A delegação, composta por 36 elementos, integra 13 atletas que competirão em cinco modalidades: atletismo, ciclismo, judo, natação e tiro. A Missão será liderada por Susana Lourenço, a Chefe de Missão. Tiago Carvalho assume o cargo de Diretor Executivo.
No atletismo, Portugal estará representado por cinco atletas: Francisco Laranjeira, Gustavo Pereira, Hemilton Costa, Margarida Silva, Ricardo Gomes, acompanhados pelos treinadores Berenice Vila, João Ferrão e António Fonseca Antunes.
O ciclismo contará com André Soares e João Marques, apoiados pelo treinador Valter Sousa e o mecânico Eduardo Morgado.
No judo, competirá Joana Santos, acompanhada pelo seu treinador Júlio Marcelino e pela parceira de treino Isabelle Macedo.
A natação terá como representantes Diogo Neves, Tiago Neves, Miguel Cruz e Ricardo Belezas, treinados por Nuno Quintanilha e Fernando Couto.
No tiro, Portugal será representado por Nuno Esteves, acompanhado pela treinadora Sara Antunes.
A Missão inclui também uma equipa de apoio composta por elementos do staff do Comité Paralímpico de Portugal, uma equipa clínica formada por quatro profissionais e uma intérprete de Língua Gestual Portuguesa.
A concentração da Missão Portuguesa está agendada para o dia 6 de novembro de 2025, às 13h30, na sede do Comité Paralímpico de Portugal, em Loures.
Os Jogos Surdolímpicos Tóquio 2025 celebram o centenário da competição, cuja primeira edição ocorreu em 1924, e representam a estreia do Japão como anfitrião deste evento multidesportivo. A capital japonesa acolherá aproximadamente 3.000 atletas de cerca de 80 países em 21 modalidades, distribuídas por 17 arenas de competição.
Voltar