Publicação de Recursos
Portugal fecha Europeus de Natação de Síndrome de Down com 45 medalhas e 13 recordes mundiais
3 Novembro 2025A Seleção Nacional encerrou com enorme sucesso a sua participação no 8.º Campeonato da Europa de Síndrome de Down, que decorreu em Albufeira, conquistando um total de 45 medalhas — 18 de ouro, 16 de prata e 11 de bronze — e estabelecendo 13 novos recordes mundiais e três recordes europeus.
O último dia de competição ficou marcado por mais conquistas e desempenhos de excelência. Vicente Pereira foi um dos grandes protagonistas ao sagrar-se tricampeão europeu, vencendo as provas de 50 metros livres, 100 metros estilos e a estafeta 4x50 metros livres, juntamente com Filipe Santos, Diogo Rego e Diogo Matos, prova na qual a equipa estabeleceu também um novo recorde europeu.
Matilde Gaspar brilhou igualmente, ao vencer os 1500 metros livres e fixar um novo recorde mundial. Diana Torres também conquistou a medalha de ouro nos 200 metros mariposa, enquanto Sofia Fonseca, de apenas 13 anos, obteve o título europeu e um recorde mundial júnior nos 50 metros livres (mosaico).
Medalhas de prata foram alcançadas por Filipa Reis (200 metros mariposa), Francisco Montes (1500 metros livres) e Diogo Matos (100 metros estilos). Já Filipe Santos fechou os 50 metros livres com a medalha de bronze.
Em jeito de balanço, Albufeira foi o palco privilegiado de uma demonstração de dedicação e excelência desportiva. O desempenho da Seleção Nacional reafirma o elevado nível competitivo e o espírito de superação dos nadadores portugueses, que voltaram a demonstrar talento, empenho e ambição de chegar ao mais alto nível.
Voltar