Publicação de Recursos

TAP transporta Equipa Portugal até aos Jogos de Los Angeles 2028

5 Novembro 2025

TAP transporta Equipa Portugal até aos Jogos de Los Angeles 2028

Compartilhar
Tweet


A TAP Air Portugal formalizou esta quarta-feira um protocolo com o Comité Paralímpico de Portugal (CPP) e o Comité Olímpico de Portugal (COP) que torna a transportadora aérea nacional a companhia oficial da Equipa Portugal e parceiro paralímpico e olímpico até aos Jogos de Los Angeles 2028.

Esta parceria, sob o mote ‘Vamos LA’, abrange todo o ciclo paralímpico e olímpico, incluindo o transporte da comitiva portuguesa para os Jogos de 2028, para provas de qualificação, estágios e Missões internacionais de preparação, reforçando, assim, o compromisso coletivo com o desporto português.

O presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço, destacou o caráter inclusivo da iniciativa.

“Isto é um evento inclusivo. Não há qualquer dúvida quanto a isso, aliás, o que estamos aqui a ver é um evento inclusivo. Podemos ter atos de inclusão sem que tenhamos de estar juntos. Mas quando estamos juntos, de facto, torna-se tudo muito mais interessante. Creio que a inclusão faz-se criando condições para que todos consigamos chegar ao mesmo sítio. É isso que a TAP quando, quando nos ajuda a transportar, faz», afirmou, lembrando o desafio logístico que é transportar os atletas de Boccia e acrescentando tratar-se este do “primeiro ato público” rumo aos Jogos Paralímpicos de Los Angeles.

 

 

Num importante momento de aproveitamento de sinergias, José Manuel Lourenço expressou um agradecimento ao presidente do Comité Olímpico de Portugal, Fernando Gomes, olhando o futuro.

“Não somos concorrentes, nem estamos a competir no espaço do Comité Olímpico. Somos complementares. Creio que podemos convergir em muitas áreas, nomeadamente nesta área das parcerias, certamente não se esgotando aqui», fez notar.

Dirigindo-se à TAP, José Manuel Lourenço disse esperar que o CPP possa “fazer muitas viagens em conjunto” com aquela que agora é a “companhia bandeira da Equipa Portugal”, “para além de Los Angeles”, antes de se dirigir aos atletas:

“Estamos aqui para tentar criar as melhores condições possíveis para os atletas, sejam eles olímpicos ou paralímpicos. Portanto, quero sublinhar a importância da vossa presença, porque estes são eventos para vocês. Sem ela, isto não tem o mesmo significado”, disse o presidente do Comité Paralímpico.

O presidente do Comité Olímpico de Portugal salientou que a “parceria entre a TAP, o Comité Olímpico de Portugal e o Comité Paralímpico de Portugal é muito mais que um protocolo institucional”.

“É uma iniciativa baseada numa visão estratégica partilhada, na qual se unem forças para dar melhores condições aos nossos atletas e treinadores, para facilitar a sua mobilidade e garantir que as equipas que vestem a nossa bandeira viajam de forma cómoda a bordo de aviões de uma empresa portuguesa”, disse Fernando Gomes, sublinhando o impacto direto da parceria:

“Para quem treina e compete ao mais alto nível, a logística é muitas vezes um fator determinante, porque menos preocupações significa mais foco no treino, na recuperação e no desempenho. Quero, por isso, enaltecer a TAP por assumir com sentido de Estado e de responsabilidade social, o papel de parceiro privilegiado do desporto português.”

Fernando Gomes reforçou que “esta parceria não é uma iniciativa isolada”, mas parte de “um conjunto mais amplo de iniciativas que o COP tem promovido junto do governo, das autarquias, das empresas e das federações e com a parceria e a colaboração do Comité Paralímpico de Portugal”.

O presidente executivo da TAP, Carlos Oliveira, afirmou-se orgulhoso, “não apenas para assinar um protocolo, mas para reforçar um compromisso coletivo com Portugal.”

“Um compromisso com o talento, com a superação e com a capacidade de ir mais longe juntos. Ser a companhia aérea oficial da Equipa Portugal até aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Los Angeles 2028, é para a TAP muito mais do que uma parceria institucional. É uma missão de alma e identidade, porque transportar os nossos atletas não é apenas levá-los de um ponto para outro, é transportar os sonhos de um país inteiro”, referiu, deixando um desejo:

“Os colaboradores da TAP desejam as maiores felicidades e sucessos a todos os nossos atletas na preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Los Angeles 2028. Vamos lá e vamos juntos, porque quando Portugal voa, voamos todos.”

Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto, falou “num match perfeito entre três marcas notáveis de Portugal: o Comité Paralímpico de Portugal, o Comité Olímpico de Portugal e a TAP”, e destacou a importância das sinergias.

“O senhor presidente do Comité Paralímpico falou em inclusão. Eu e a minha colega, Clara Marques Mendes [secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, também presente na cerimónia], temos trabalhado muito nesta área, uma área de grande responsabilidade. Um dos objetivos que temos no programa do Governo é tornar o desporto um espaço mais inclusivo. E o desporto também acontece fora dos recintos desportivos. A cerimónia de hoje é um exemplo extraordinário disso mesmo. Os Comités Olímpico e Paralímpico juntos, repito, juntos, a preparar com detalhe as Missões aos Jogos de Los Angeles 2028. Muito obrigado às três entidades pelo extraordinário exemplo que nos proporcionaram”, disse o governante.

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, marcou igualmente presença na cerimónia, fazendo-se acompanhar de uma mensagem tranquilizadora.

 

 

“Quero tranquilizar todos, a TAP, privatizada ou parcialmente privatizada, continuará a desempenhar este papel. Sempre próximo dos nossos grandes símbolos, daqueles que nos representam, daqueles que dão a cara por nós, daqueles que são o orgulho nacional, os nossos melhores, os nossos grandes, dos nossos atletas», destacou Miguel Pinto Luz, grato ao CPP e ao COP pelo papel determinante da celebração desta parceria.

“Esta parceria é uma parceria para continuar, para reforçar, em última instância, para acarinhar, porque todos somos poucos para torcer por esta grande comitiva que vamos ter em Los Angeles 28, seguramente a maior, seguramente a mais ganhadora. Porque vão em boas mãos, em mãos dos homens e mulheres que constituem esta empresa grande que é a TAP, que garante ser uma empresa premiada, uma empresa segura. Confiem nesta parceria, confiem nos nossos atletas. É o meu desejo, é o desejo do Governo português”, disse.

Entre aplausos e partilhas de visão, todos os intervenientes convergiram numa ideia comum: a união, a inclusão e o orgulho nacional serão o combustível que levará Portugal mais longe — no ar e no desporto.

 

 

A cerimónia, realizada na sede da TAP, fechou com uma mesa redonda em que participaram os paralímpicos Diogo Cancela e Djibrilo Iafa, a olímpica Patrícia Sampaio e as lendas vivas Rosa Mota e Carlos Lopes que partilharam histórias e curiosidades no caminho para as medalhas. Um momento de partilha em torno dos valores de trabalho em equipa, superação e excelência moderado pelo colaborador TAP e triatleta João Cunha Rego.

 

 

Os atletas medalhados nos Jogos Paralímpicos e Olímpicios de Paris, em 2024 - Cristina Gonçalves, Miguel Monteiro, Carolina Duarte, Diogo Cancela, Sandro Baessa, Djibril Iafa, Yuri Leitão, Rui Oliveira, Pedro Pichardo e Patrícia Sampaio -, receberam cartões TAP Miles&Go Gold e Silver, num gesto simbólico de reconhecimento e incentivo ao mérito desportivo nacional.



Voltar