Publicação de Recursos

Embaixador de Portugal no Japão visita Missão Portuguesa em Fujisawa

12 Novembro 2025

Embaixador de Portugal no Japão visita Missão Portuguesa em Fujisawa

Compartilhar
Tweet


O Embaixador de Portugal no Japão deslocou-se esta quarta-feira ao Kanagawa Prefectural Sports Centre, onde a Missão Portuguesa aos Jogos Surdolímpicos Tóquio 2025 se encontra a realizar um estágio de aclimatação, para conhecer e almoçar com os atletas, treinadores e staff.

Num encontro marcado pela informalidade, Gilberto Jerónimo desejou o melhor à Seleção Nacional.

"Eu vou lá estar para vos ver. Desejo-vos muitas felicidades. Ficamos a torcer pelas cores de Portugal e por vocês, corra tudo bem. Tinha muita vontade de cá vir", afirmou Gilberto Jerónimo, sublinhando a importância pessoal desta deslocação.

Numa feliz coincidência, o diplomata cruzou-se com uma comitiva de responsáveis da Direção-Geral dos Desportos da Prefeitura de Kanagawa, tendo destacado a hospitalidade exemplar oferecida à delegação portuguesa e evidenciando a afinidade entre as duas nações.  

“Estamos muito gratos quer ao município de Fujisawa, quer a Kanagawa pelo acolhimento. Diria que Fujisawa quase se tornou um pequeno Portugal. E ainda bem que assim é porque a hospitalidade japonesa lida bem com a maneira de ser portuguesa. São dois países que se conhecem há muito e que renovam sempre estes importantes laços nestas ocasiões.”

O diretor executivo da Missão, Tiago Carvalho, realçou o impacto emocional desta presença:

"Mesmo quando os atletas estão fora de casa, há um bocadinho de casa com eles. Neste momento mais descontraído, que é possível haver antes da competição, sentimos também que há aqui uma vontade de os acompanhar e de estar com eles. Ficamos sensibilizados com o gesto”, declarou.

Gilberto Jerónimo reforçou a importância simbólica desta iniciativa, referindo-se à comunidade portuguesa no Japão:

"A comunidade portuguesa aqui no Japão é pequena. São 800 pessoas em todo o Japão, 800 pessoas em 124 milhões. Mas acreditem que esses 800 estarão a torcer pela equipa, pelos atletas. Nós, na Embaixada, queremos representá-los a todos e também àqueles que estão a mais de 11 mil quilómetros de distância e que, estou certo, também estão convosco."

Susana Lourenço, Chefe de Missão, sublinhou o apoio da Embaixada à Missão Portuguesa e o significado da visita de Gilberto Jerónimo:

“Estamos longe de casa, mas sentimos o carinho e a força de Portugal aqui connosco. A sua presença dá-nos ainda mais motivação. Foi um gesto de grande significado e estamos-lhe gratos.”

Durante a tarde, os atletas, treinadores e staff participaram num conjunto de atividades físicas e culturais com algumas pessoas de Fujisawa. Na Arena 2 do Asante Sports Park houve espaço para exercícios de aquecimento pensados para pessoas surdas, jogos tradicionais japoneses e até o ensino de kanji e origami. Os atletas responderam a algumas questões de pessoas surdas e Joana Santos e a sua parceira de treino, Mariana Lot, deram uma pequena demonstração de Judo.

Encerrando um dia marcado por gestos de reciprocidade cultural, o presidente da Câmara de Fujisawa, Tsuneo Suzuki, deslocou-se ao Kanagawa Prefectural Sports Centre para oferecer à Missão Portuguesa Satsumaimo, uma variedade de batata-doce muito comum em Fujisawa.

A Missão Portuguesa viaja para Tóquio este sábado, dia em que se realiza a cerimónia de abertura dos Jogos Surdolímpicos (7h30, em Portugal Continental). A judoca Joana Santos e o atirador Nuno Esteves são os primeiros atletas portugueses a entrar em competição, no domingo.



Voltar