Publicação de Recursos

Margarida Silva conquista medalha de prata nos 1500 metros nos Jogos Surdolímpicos Tóquio 2025

19 Novembro 2025

Margarida Silva conquista medalha de prata nos 1500 metros nos Jogos Surdolímpicos Tóquio 2025

Compartilhar
Tweet


Margarida Silva conquistou a medalha de prata na prova dos 1500 metros dos Jogos Surdolímpicos Tóquio 2025, alcançando um resultado de elevado mérito e protagonizando um dos momentos mais marcantes da competição.

Margarida concluiu a distância em 4:40.60 minutos, desempenho que ganha especial relevância devido ao inesperado contratempo ocorrido durante a corrida. A cerca de 700 metros do final, a atleta perdeu a sapatilha do pé direito após um contacto involuntário com outra atleta, prosseguindo a prova descalça e demonstrando notável resiliência.

Apesar da adversidade, discutiu a vitória até ao final com a atleta neutral Iuliia Abubiakirova (4:39.65), que conquistou o ouro. A queniana Sharon Bitok (4:43.65) conquistou a medalha de bronze.

A determinação evidenciada por Margarida, que resistiu ao impacto do tartan e manteve sempre o controlo da corrida, resultou num desempenho de grande superação, simbolizando a excelência e o espírito da Missão Portuguesa.

No final da prova, Margarida Silva manifestou-se emocionada com o resultado alcançado na sua estreia em Jogos Surdolímpicos.

“Tinha sonhado bastante com este momento. Nunca tinha perdido uma sapatilha em prova, mas procurei concentrar-me e correr até ao fim. Acredito que, sem este percalço, o desfecho poderia ter sido diferente, mas estou muito satisfeita. Fui inteligente a correr e estive à altura do desafio”, afirmou a atleta, que manteve o seu habitual ritual pré-competitivo ao consumir um cubo de marmelada antes da corrida.

A atleta deixou ainda palavras de agradecimento ao treinador, Fernando Ferreira, e à família.

“Quero dizer-lhe obrigada, porque acreditou muito em mim. Para casa? Um beijinho grande.”

Com esta medalha, Portugal soma já três pódios em Tóquio 2025, juntando-se ao ouro de Joana Santos (-57kg) em judo e ao bronze de André Soares na Corrida por Pontos em ciclismo, reforçando o desempenho muito positivo da Missão Portuguesa.

No tiro, Nuno Esteves alcançou a 10.ª posição em Carabina Deitado 50m, com 602.20 pontos, resultado que não permitiu o acesso à final.

Os Jogos Surdolímpicos prosseguem amanhã com a participação de João Marques e André Soares no Contrarrelógio Individual, a partir das 03h04 (hora de Portugal Continental). A natação estreia-se igualmente, com Miguel Cruz e Diogo Neves nos 100m Costas (01h00), Ricardo Belezas nos 400m Livres (01h20) e Tiago Neves nos 50m Mariposa (01h40).



Voltar