Publicação de Recursos
Margarida Silva conquista medalha de prata nos 1500 metros nos Jogos Surdolímpicos Tóquio 2025
19 Novembro 2025Margarida Silva conquistou a medalha de prata na prova dos 1500 metros dos Jogos Surdolímpicos Tóquio 2025, alcançando um resultado de elevado mérito e protagonizando um dos momentos mais marcantes da competição.
Margarida concluiu a distância em 4:40.60 minutos, desempenho que ganha especial relevância devido ao inesperado contratempo ocorrido durante a corrida. A cerca de 700 metros do final, a atleta perdeu a sapatilha do pé direito após um contacto involuntário com outra atleta, prosseguindo a prova descalça e demonstrando notável resiliência.
Apesar da adversidade, discutiu a vitória até ao final com a atleta neutral Iuliia Abubiakirova (4:39.65), que conquistou o ouro. A queniana Sharon Bitok (4:43.65) conquistou a medalha de bronze.
A determinação evidenciada por Margarida, que resistiu ao impacto do tartan e manteve sempre o controlo da corrida, resultou num desempenho de grande superação, simbolizando a excelência e o espírito da Missão Portuguesa.

No final da prova, Margarida Silva manifestou-se emocionada com o resultado alcançado na sua estreia em Jogos Surdolímpicos.
“Tinha sonhado bastante com este momento. Nunca tinha perdido uma sapatilha em prova, mas procurei concentrar-me e correr até ao fim. Acredito que, sem este percalço, o desfecho poderia ter sido diferente, mas estou muito satisfeita. Fui inteligente a correr e estive à altura do desafio”, afirmou a atleta, que manteve o seu habitual ritual pré-competitivo ao consumir um cubo de marmelada antes da corrida.
A atleta deixou ainda palavras de agradecimento ao treinador, Fernando Ferreira, e à família.
“Quero dizer-lhe obrigada, porque acreditou muito em mim. Para casa? Um beijinho grande.”
Com esta medalha, Portugal soma já três pódios em Tóquio 2025, juntando-se ao ouro de Joana Santos (-57kg) em judo e ao bronze de André Soares na Corrida por Pontos em ciclismo, reforçando o desempenho muito positivo da Missão Portuguesa.
No tiro, Nuno Esteves alcançou a 10.ª posição em Carabina Deitado 50m, com 602.20 pontos, resultado que não permitiu o acesso à final.
Os Jogos Surdolímpicos prosseguem amanhã com a participação de João Marques e André Soares no Contrarrelógio Individual, a partir das 03h04 (hora de Portugal Continental). A natação estreia-se igualmente, com Miguel Cruz e Diogo Neves nos 100m Costas (01h00), Ricardo Belezas nos 400m Livres (01h20) e Tiago Neves nos 50m Mariposa (01h40).
Voltar