Publicação de Recursos

CPP saúda aprovação do Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo e reforço dos apoios ao Desporto Paralímpico e Surdolímpico

21 Novembro 2025

Futura sete do Comité Paralímpico de Portugal

Compartilhar
Tweet


O Comité Paralímpico de Portugal (CPP) acolhe com satisfação a aprovação, em Conselho de Ministros, do Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo (PNDD). Representa um marco decisivo para o País, assinalando uma mudança profunda de paradigma na forma como o Desporto é olhado no nosso País.

A sua implementação estabelece novas bases de planeamento, investimento e ambição, consolidando uma visão verdadeiramente inclusiva e afirmando o Desporto, e o Desporto para pessoas com deficiência em particular, como um vetor estratégico de desenvolvimento social. Este é um passo há muito esperado e que merece ser saudado pela capacidade de projetar o futuro com maior equidade, sustentabilidade e responsabilidade pública.

O CPP saúda o aumento significativo dos recursos afetos à preparação de atletas paralímpicos e surdolímpicos, com reflexos também no fortalecimento das equipas multidisciplinares que os acompanham. Trata-se de uma aposta estruturante que potenciará a excelência desportiva e, por consequência, fortalecerá a capacidade competitiva do País, abrindo espaço para que atletas de elite se assumam como uma inspiração para outras pessoas com deficiência vejam no desporto uma poderosa ferramenta de inclusão social, garantia de qualidade de vida e autonomia e um veículo promotor de saúde mental e bem-estar.

Assume, assim, particular relevância o compromisso definido pelo Governo de, no horizonte de dez anos, alcançar um total de 10 mil atletas federados no desporto para pessoas com deficiência. Este objetivo, que o CPP sublinha, sinaliza uma visão de crescimento sustentado, assumindo-se como uma declaração de intenção de que Portugal quer ser um País onde pessoas com deficiência têm oportunidades reais de praticar desporto, de desenvolver o seu talento e de aceder a estruturas qualificadas de preparação.

O CPP recebe este reforço de investimento com a consciência clara da responsabilidade que o acompanha. Porque exige ética e rigor absoluto na sua aplicação, transparência permanente, eficiência na gestão e na maximização de resultados.

Neste momento de responsabilidade conjunta, o CPP continua disponível para dialogar e colaborar com todas as instituições em prol do desenvolvimento do Desporto português e, em particular, em prol da inclusão através do Desporto para pessoas com deficiência.



Voltar