Publicação de Recursos
Francisco Laranjeira 4.º na final dos 5.000m
24 Novembro 2025Francisco Laranjeira alcançou esta segunda-feira um brilhante 4.º lugar na final dos 5.000 metros dos Jogos Surdolímpicos Tóquio 2025. O atleta elvense estabeleceu um novo recorde pessoal, 14:59.34 minutos, melhorando significativamente a sua anterior marca que se cifrava em 15:16.34 minutos.
Numa corrida com ritmo elevado e dominada pelos quenianos Ian Wambui (ouro, com 13:52.83, novo recorde do mundo), James Mwanza (prata, com 14:15.28) e Nelson Rotich (bronze, 14:43.35), Francisco demonstrou maturidade tática, inteligência na gestão do esforço e enorme capacidade de superação. O atleta manteve-se sempre nos lugares da frente, respondendo a mudanças de ritmo e assegurando um desempenho que o coloca entre os melhores corredores da atualidade no panorama surdolímpico.
“Estou muito feliz com o 4.º lugar, foi como se tivesse ganho uma medalha. Depois de épocas difíceis estou muito feliz. E consegui novo recorde pessoal, não podia pedir melhor. Significa muito, porque queria baixar dos 15 minutos há muito tempo e consegui”, declarou Francisco Laranjeira, que depois do atropelamento que o afastou dos Jogos de Caxias do Sul conseguiu vencer as adversidades e apresentar-se em Tóquio ao melhor nível.
“Para mim é uma vitória ter conseguido superar todos os obstáculos, foi difícil para mim, física e psicologicamente, e esta prova significou muito para mim. Saio daqui mais confiante para o futuro”, afirmou, grato pelas mensagens que a Missão Portuguesa tem recebido:
“Quero agradecer todo o apoio que temos recebido, as mensagens e palavras de incentivo são importantes para termos força. Fico muito grato por isso.”
O desempenho de Francisco Laranjeira reforça o excelente momento do atletismo português nestes Jogos Surdolímpicos, juntando-se às conquistas de Margarida Silva e às qualificações para as finais, como a de Hemilton Costa.
Na final do Salto em comprimento, Hemilton saltou 6,56 metros na 1.ª tentativa, não conseguindo depois melhorar a marca e classificando-se no 10.º lugar.
Na Natação, Tiago Neves nadou os 100m Mariposa em 59.70 segundos, nos 1.500m Livres, Miguel Cruz classificou-se em 9.º com 17:50.14 minutos e Ricardo Belezas foi 12.º com 18:21.36 minutos.
Portugal, recorde-se, já conquistou seis medalhas nestes Jogos Surdolímpicos Tóquio 2025, ultrapassando as quatro conquistadas em Taipé 2009 e Caxias do Sul 2022. Os atletas nacionais já garantiram também nove diplomas.
Voltar