Publicação de Recursos
Medalhados condecorados pelo Presidente da República
28 Novembro 2025A Missão Portuguesa aos Jogos Surdolímpicos Tóquio 2025 foi esta sexta-feira recebida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, cerimónia marcada pelo reconhecimento público do empenho, talento, excelência e exemplo dos nossos atletas.
Nesta sessão solene, uma promessa feita e agora cumprida, Margarida Silva, Joana Santos e André Soares, medalhados nos Jogos Surdolímpicos, foram distinguidos com a Ordem do Mérito, Grau Comendador, um tributo ao seu percurso, ao seu sucesso e ao impacto das suas conquistas em nome de Portugal.
"Caríssimo Presidente, bem me dizia que cá voltava. Não foi antes porque não chegaram antes. O prometido é devido. Estão imparáveis. Estão verdadeiramente imparáveis. Isto é ótimo para Portugal", assinalou Marcelo Rebelo de Sousa, dirigindo-se ao presidente do Comité Paralímpico de Portugal e sublinhando "a mudança de mentalidade" num país ora mais desperto e atento para o desporto surdolímpico e paralímpico.
“Para mim este é um momento particularmente feliz. Quem me conhece sabe que a minha trajetória de dirigente desportivo começou na dimensão surdolímpica e, de facto, tendo em conta a minha ligação e a minha proximidade à dimensão das pessoas surdas, sinto-me particularmente feliz. Enquanto dirigente desportivo, este é o momento mais alto”, expressou José Manuel Lourenço sem esconder a emoção, sublinhando o resultado “muito significativo” da Missão aos Jogos Surdolímpicos Tóquio 2025.
Na ocasião, foram igualmente agraciados com a Ordem do Mérito cinco atletas Paralímpicos, Cristina Gonçalves, Sandro Baessa, Miguel Monteiro, Carolina Duarte e Djibrilo Iafa e o olímpico Rui Oliveira, também medalhados nos Jogos Paralímpicos e Olímpicos Paris 2024.
Uma cerimónia que homenageou não apenas as medalhas, mas sobretudo a dedicação, a resiliência e o compromisso de todos os que representam Portugal ao mais alto nível.
Voltar