Publicação de Recursos

Futuro dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos decidido nas próximas quatro semanas

22 Março 2020



Compartilhar
Tweet


O Comité Olímpico Internacional emitiu hoje, 22 de março, um comunicado em que confirma que irá nas próximas quatro semanas avaliar a possibilidade de adiamento dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 em função da pandemia global do Covid-19. O organismo afirma que irá estudar, em plena cooperação e parceria com o comité organizador dos Jogos, as autoridades japoneses e o governo metropolitano de Tóquio, os cenários possíveis a adotar neste contexto, incluindo a possibilidade de adiamento da competição, apelando à cooperação de todas as instituições incluindo federações internacionais de modalidade e comités nacionais. O comunicado clarifica ainda que o cancelamento dos Jogos não é uma hipótese a considerar. 

A decisão a tomar pelo Comité Olímpico Internacional terá interferência direta na realização dos Jogos Paralímpicos na medida em que, também em comunicado emitido poucos minutos mais tarde, o Presidente do Comité Paralímpico Internacional, Andrew Parsons, anunciou "total apoio do Comité Paralímpico Internacional à decisão do Comité Olímpico Internacional" de avaliar o cenário de adiamento nas próximas semanas e confirmou que irá apoiar o Comité Olímpico Internacional em qualquer que seja a sua decisão relativamente à data de realização dos Jogos.

Andrew Parsons declarou ainda que "as próximas quatro semanas darão tempo para ver se a situação da saúde global melhora, oferecendo uma janela de oportunidade para analisar diferentes cenários para o caso de as datas dos Jogos precisarem ser alteradas". O Presidente do Comité Paralímpico Internacional acrescentou ainda que "a vida humana é muito mais importante que tudo o resto" e que atualmente "é fulcral que todos, incluindo os atletas, fiquem em casa para ajudar a prevenir a disseminação desta pandemia". 



Voltar