Publicação de Recursos

A rotina portuguesa na Aldeia Paralímpica

23 Agosto 2021



Compartilhar
Tweet


Amanhece cedo na Aldeia Paralímpica. Ainda antes das cinco da manhã a claridade começa a espreitar pelo espaço descoberto entre as cortinas opacas e a janelas dos quartos dos atletas portugueses. Não muito mais tarde é hora de iniciar um novo dia. O duche é com água quente com boa potência, a roupa determinada pelo código de vestuário da Missão Portuguesa e dois pisos abaixo chega-se rapidamente à rua, em sentido contrário às inúmeras placas que indicam o caminho para a zona de Portugal neste edifício 4 do complexo residencial.

O dia é normalmente cinzento, ora chuvoso ora com alguns raios de sol, e virando à direita encontra-se à distância de cerca de 500m a área de restauração. E aqui entra-se num mundo à parte. São dois andares e várias centenas de lugares sentados, todos devidamente separados entre si com acrílicos. A comida é diversa e para todos os gostos, com larga oferta de pratos de carne, peixe, acompanhamentos, legumes, saladas, frutas, bebidas, com gastronomia tradicional de diversos países incluindo, naturalmente, do Japão. Há tanto por onde escolher! Não poucas vezes saltam à vista várias iguarias desconhecidas que nem pelo nome se consegue perceber do que se trata. Noutras ocasiões surgem surpresas menos agradáveis – ou menos usuais, dependendo da perspetiva – como é caso de carne de gato. Para os portugueses será impensável, mas certamente houve quem gostasse.

A enorme cantina funciona 24 horas por dia até ao final dos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 para se adaptar aos diferentes horários dos milhares de pessoas que residem na Aldeia durante este período. Para os portugueses o pequeno-almoço é cedo porque logo de seguida é tempo de apanhar o autocarro no terminal com horários cumpridos à risca até às arenas de treino disponibilizadas pela organização em horários previamente determinados. O almoço por norma é realizado novamente na Aldeia Paralímpica e a tarde igualmente ocupada com treinos até chegar o jantar, pelas 20:00 horas, seguido do merecido descanso. Nos entretantos vai existindo tempo para uns passeios de descompressão pela Aldeia, na avenida nas bandeiras, junto ao símbolo do Agitos ou no agradável paredão junto à baía de Tóquio. Afinal a competição de todos os sonhos começa já no dia 25 de agosto e todos os pormenores contam. 



Voltar