Publicação de Recursos

Natação com três finais. Boccia entra a vencer. Djibrilo Iafa eliminado.

28 Agosto 2021



Compartilhar
Tweet


A manhã competitiva para os portugueses nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 neste sábado, 28 de agosto, foi preenchida e com vários resultados positivos a destacar. As melhores notícias vieram do Centro Aquático de Tóquio onde os nadadores Marco Meneses, Diogo Cancela e Ivo Rocha asseguraram o acesso às finais das restivas provas.

Marco Meneses, que ontem já garatiu um diploma nos 50m livres S11, foi o primeiro a entrar na água nos 100m costas S11 e com a marca de 1:11.65 minutos assinalou o 5.º melhor tempo das eliminatórias e a consequente passagem à final que se realiza às 10:10 horas de Portugal. Poucos minutos mais tarde Diogo Cancela bateu o recorde nacional nos 200m estilos SM8 com 2:30.08 minutos, marca que lhe valeu o 8.º lugar nas eliminatórias e acesso à final a disputar hoje às 10:40 horas de Portugal. Pouco mais tarde Ivo Rocha terminou também em 8.º nos 100m Bruços SB5 com o tempo de 1:43.06 minutos e carimbou o passaporte para a final igualmente disputada no dia de hoje às 11:10 horas portuguesas.

A alguns quilómetros de distância, no Nippon Budokan o judoca Djibrilo Iafa (-73kg) teve a sua estreia com a bravura que o caracteriza. Após uma primeira derrota por ippon contra Giorgi Kaldani, Djibrilo foi repescado para novo combate desta feita contra Rufat Mahomedov (UCR) tendo o desfecho do combate sido o mesmo apesar da boa réplica do judoca português que terminou assim a prova em 9.º lugar.

No Centro de Ginástica Ariake o Boccia luso iniciou a sua participação em Tóquio 2020 com a fase de grupos de individuais com ótimos indicadores. José Carlos Macedo, em BC3, bateu a brasileira Evani Calado por 4-3. Na mesma classe mas noutro grupo houve duelo de portugueses com Avelino Andrade a vencer Ana Sofia Costa por 6-0 e já pela hora de almoço de Tóquio, pouco depois das cinco da manhã de Lisboa, Cristina Gonçalves venceu o canadiano Danik Allard por 8-4.

A jornada diária dos portugueses nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 prossegue ainda hoje a partir das 08:00 horas de Portugal com os duelos de Boccia de Carla Oliveira, André Ramos, Nelson Fernandes e Abílio Valente, para além das três finais de Natação de Marco Meneses, Diogo Cancela e Ivo Rocha.



Voltar