Publicação de Recursos

Atleta Carla Oliveira em iniciativa do INR sobre o Dia da Mulher

8 Março 2022



Compartilhar
Tweet


O Instituto Nacional para a Reabilitação assinalou o Dia Internacional da Mulher com a realização da sessão online “À Conversa com Mulheres que nos Inspiram” e que foi moderada pela Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

Neste evento participaram mulheres que relataram na primeira pessoa as suas perspetivas e vivências inspiradoras, incluindo experiências profissionais de diversas áreas e que têm contribuído para construção de uma sociedade mais inclusiva.

Esta sessão contou com a presença da atleta paralímpica Carla Oliveira para quem a modalidade de boccia tem sido uma paixão crescente e conta que a vida a tem surpreendido pela positiva tal como foram as participações nos Jogos Paralímpicos do Rio e de Tóquio. Para a atleta, a inclusão total das pessoas é alcançável mas considera que ainda estamos longe. Mais que a acessibilidade, é necessário mudar o paradigma e isso também se aplica ao desporto e neste aspeto, Carla refere orgulhosa que o desporto não é um entretenimento, pelo contrário, treina diariamente para chegar às competições ao mais alto nível.

Participaram também nesta conversa online Ana Sofia Martins, autora do blog JustGo by Sofia; Marta Paço, atleta de Para Surfing; Sara Dias, médica; Sara Rocha, ativista, cofundadora e Presidente da Associação Portuguesa Voz do Autista e não podendo participar, houve visualização de um vídeo de Sara Mirpuri que é voz ativa na luta pela implementação de ferramentas de inclusão de pessoas com défice auditivo.

Se não teve oportunidade de assistir, ainda o pode fazer no canal de Youtube do Instituto Nacional para a Reabilitação.

 



Voltar