Publicação de Recursos

Atletas e treinadores reunidos em Lisboa rumo aos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021

12 Março 2022



Compartilhar
Tweet


Realizou-se este sábado, 12 de março, no Hotel Meliá Oriente, em Lisboa, a Reunião de Atletas do Programa de Preparação Surdolímpica Caxias do Sul 2021. O encontro decorrido a 50 dias do início dos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021, agendados para o período de 1 a 15 de maio na cidade brasileira, reuniu atletas e treinadores e contemplou a apresentação de dados fundamentais sobre a participação portuguesa na competição e painéis temáticos sobre antidopagem, meteorologia local e comunicação.
 
O evento teve também como ponto de destaque a revelação da composição da chefia de missão que será constituída pelo Chefe de Missão, Pedro Costa, e o Diretor Executivo, Tiago Carvalho. No que diz respeito a modalidades e atletas, a Missão Portuguesa não se encontra fechada na medida em que existem modalidades com o período de qualificação ainda em aberto, tendo sido transmitida a estimativa atual de 13 atletas de seis modalidades (atletismo, ciclismo, judo, lutas amadoras, natação e tiro) a confirmar oportunamente em convocatória oficial a promover pelo Comité Paralímpico de Portugal. 

Presidente da Federação Portuguesa das Associações de Surdos e vice-presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, Pedro Costa possui um percurso ligado ao desporto surdolímpico tendo estado nos Jogos Surdolímpicos Samsun 2017 enquanto árbitro de futebol. O Chefe da Missão Portuguesa aos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021 dirigiu a sua intervenção aos atletas e sublinhou a necessidade de “saber aproveitar a oportunidade de competir numa competição desta dimensão e retribuir com muito trabalho” e apontou o objetivo principal de cada atleta “conseguir as melhores marcas pessoais”. 

José Manuel Lourenço, Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, destacou “um ciclo histórico para a dimensão paralímpica mas também para a dimensão surdolímpica” na medida em que “desde 1 de janeiro que os atletas surdos recebem as mesmas bolsas que olímpicos e paralímpicos”. José Manuel Lourenço referiu ainda que “todo o trabalho é feito para os atletas” e que “esta é uma dimensão desportiva que tem tudo para crescer”. 

O encontro contou também com as intervenções de Luís Costa, Presidente da Comissão de Atletas Paralímpicos, Humberto Santos, Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, Vítor Pataco, Presidente do Instituto Português da Juventude e Desporto, e Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência. Ana Sofia Antunes sublinhou que “foi para estes atletas de alto nível que o Governo trabalhou nos últimos seis anos” e que daqui em diante “compete-nos não apenas celebrar as vitórias mas também dedicarmo-nos à captação de novos talentos”, concluindo a sua intervenção com uma mensagem de “melhor sorte do mundo à Missão Portuguesa para que cada atleta possa alcançar os seus objetivos”. O Presidente da Federação Portuguesa de Tiro, José Marracho, foi outra figura de destaque a marcar presença no evento.

Os Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021 decorrem no Brasil de 1 a 15 de maio de 2022. São esperados na cidade de Caixas do Sul cerca de 4500 atletas de 100 países para competirem nas 21 modalidades do calendário surdolímpico, distribuídas por 18 arenas de competição. Esta é a oitava participação portuguesa em Jogos Surdolímpicos com um total de 13 medalhas conquistadas. 



Voltar