Publicação de Recursos
Djibrilo Iafa de bronze dá a 100.ª medalha a Portugal em Jogos Paralímpicos
6 Setembro 2024Djibrilo Iafa de bronze dá a 100.ª medalha a Portugal em Jogos Paralímpicos
Djibrilo Iafa conquistou esta tarde naArena Champs de Mars a medalha de bronze em -73 J1 de judo ao vencer o brasileiro Harlley Arruda (BRA) com um waza-ari no combate que decidia a atribuição do terceiro lugar da categoria. Esta é a primeiro medalha de Portugal na modalidade de Judo em Jogos Paralímpicos e a 100.ª medalha portuguesa em paralimpíadas.
"Quando o meu treinador disse "já está!" em nem queria acreditar que o combate tinha terminado. O combate estava dividido, ele estava sempre na defensiva e eu tive que adaptar o meu judo. Estão cá os melhores do mundo, temos que nos adaptar às adversidades, estou muito feliz e Portugal está de parabéns", referiu Djibrilo Iafa no rescaldo da prova.
Até chegar ao combate de disputa pela medalha, Djibrilo Iafa derrotou o turco Gokce Yavuz e cedeu perante o alemão Lennart Sassa que o fez seguir para a respescagem onde superou o francês Armindo Rodrigues e, mais tarde, o brasileiro Harlley Arruda.
Ao 10.º dia de Jogos Paralímpicos Paris 2024, Portugal conta já com duas medalhas de ouro por Miguel Monteiro no lançamento do peso F40 de atletismo e Cristina Gonçalves em individuais BC2 de boccia, uma de prata por Sandro Baessa nos 1500m T20 de atletismo e três de bronze por Diogo Cancela nos 200 metros estilos SM8 de natação, Luís Costa no contrarrelógio H5 de ciclismo de estrada e Djibrilo Iafa em -73kg de judo, para além de 12 diplomas paralímpicos conquistados em classificações obtidas do 4.º ao 8.º lugares.
Portugal compete nos Jogos Paralímpicos Paris 2024, que decorrem até dia 8 de Setembro, com 27 atletas de 10 modalidades.
Voltar