Publicação de Recursos
Merci Paris!
8 Setembro 2024A noite de 8 de setembro marcou o término dos Jogos Paralímpicos Paris 2024. Após 12 dias de ação e emoção, a maior competição mundial de desporto para pessoas com deficiência chegou ao fim com a cerimónia de encerramento decorrida em pleno Stade de France, em Paris.
O espetáculo artístico marcado pela tecnologia e modernidade teve como ponto alto o desfile dos países, desta vez exclusivo para os porta-estandartes, onde Portugal esteve representado por Carolina Duarte e Djibrilo Iafa, ambos medalhados em Paris 2024.
Nota de destaque também para a subida a palco de Lenine Cunha, português medalhado em Londres 2012 que se tornou, durante estes Jogos de Paris 2024, no primeiro atleta com deficiência intelectual a ser eleito para a Comissão de Atletas Paralímpicos do Comité Paralímpico Internacional.
Portugal concluiu a participação nos Jogos Paralímpicos Paris 2024 com sete medalhas: duas de ouro por Miguel Monteiro no lançamento do peso F40 de atletismo e Cristina Gonçalves em individuais BC2 de boccia, uma de prata por Sandro Baessa nos 1500m T20 de atletismo e quatro de bronze por Diogo Cancela nos 200 metros estilos SM8 de natação, Luís Costa no contrarrelógio H5 de ciclismo de estrada, Djibrilo Iafa em -73kg J1 de judo e Carolina Duarte nos 400m T13 de atletismo, para além de 18 diplomas paralímpicos conquistados em classificações obtidas do 4.º ao 8.º lugares.
A Missão Portuguesa aos Jogos Paralímpicos Paris 2024 chega esta segunda-feira, 09 de setembro, ao Aeroporto de Lisboa às 16:10 horas locais no voo TP433 proveniente de Paris. Os medalhados paralímpicos Sandro Baessa, Diogo Cancela, Djibrilo Iafa e Carolina Duarte viajam neste voo, acompanhados pelos restantes atletas, equipas técnicas, o Chefe de Missão, Luís Figueiredo, e o Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço.
...
Créditos: António Pedro Santos/LUSA
Voltar