Publicação de Recursos

Segunda temporada da série sobre classificação funcional desportiva já estreou

8 Setembro 2022



Compartilhar
Tweet


Já está no ar desde o dia 6 de setembro a segunda temporada da série sobre classificação funcional desportiva do Comité Paralímpico de Portugal. O projeto apoiado pelo IPDJ tem por objetivo explicar através de uma linguagem simplificada os objetivos e particularidades desta dimensão tão específica do desporto para pessoas com deficiência.

Os meios digitais dos Paralímpicos Portugal são a plataforma de divulgação da iniciativa que tem nesta segunda temporada dez episódios relativos à explicação de dez modalidades paralímpicas. Atletismo, badminton, boccia, canoagem, ciclismo, natação, remo, ténis de mesa, tiro e triatlo são alvo da explicação dos respetivos processos de classificação funcional desportiva, das classes existentes no quadro dos Jogos Paralímpicos, das deficiências elegíveis e também da lógica competitiva com que são disputadas ao mais alto nível.

Os dez episódios permitem perceber que para cada tipo de deficiência existe uma modalidade que pode ser praticada, em que disciplinas e em que condições. Esta segunda temporada complementa a primeira, ainda disponível para visualização nos redes sociais dos Paralímpicos Portugal, que apresentavam em termos mais genéricos os fundamentos da classificação funcional desportiva e exemplificavam as modalidades disponíveis para cada tipo de deficiência ou como se realiza um processo de classificação de um atleta.

A classificação funcional desportiva é, como se sabe, uma componente fundamental no desporto para pessoas com deficiência que importa conhecer e desmistificar para que novos atletas possam ingressar na esfera desportiva. Para cada deficiência há uma modalidade que se pode praticar, é essa a mensagem principal que é complementada pelo Mapa de Inclusão Desportiva onde todos os interessados podem consultar os clubes onde é possível praticar desporto nas várias modalidades por todo o país.



Voltar